Jornalista Duda Teixeira:
LEIA TAMBÉM
"Frei Chico, o irmão mais velho do presidente Lula, é uma pessoa com múltiplos nomes e sobrenomes. E um não tem a ver com o outro.
A questão é que a família já havia registrado outro irmão com o nome de José Inácio da Silva.
Frei Chico, então, ganhou um sobrenome totalmente diferente: 'Ferreira da Silva'.
'Este é outro hábito nordestino: os clãs rurais do Nordeste costumam registrar seus membros sem muita fidelidade às normais adotadas nas áreas urbanas. Nem sempre irmãos têm a mesma denominação familiar. Há até quem, principalmente entre as mulheres, nem sobrenome venha a ter. E é muito comum que seja alterada a regra canônica de o sobrenome do ascendente feminino anteceder o masculino. Não é raro que uma criança seja batizada e registrada com um nome e chamada de outro', escreveu Nêumanne.
Desde pequeno, José era chamado de Ziza no núcleo familiar.
O apelido de Frei Chico vem da época dos sindicatos, em que ele atuava como membro do Partido Comunista Brasileiro, o PCB.
Era uma referência à sua careca, que parecia a de um frei franciscano.
Por fim, Frei Chico aparentemente ganhou o apelido de Metralha nas planilhas de Odebrecht, como admitiu o ex-presidente da empresa Alexandrino Alencar, em delação premiada na Lava Jato.
Sua relação com a empreiteira é contada no livro A Organização, da jornalista Malu Gaspar.
'Sempre que havia insatisfação, reivindicação ou greve em qualquer de suas plantas petroquímicas, a Odebrecht acionava o irmão de Lula…"
LEIA MAIS
+Lidas