Alagoas

RG de crianças de 0 a 6 anos: campanha incentiva emissão; veja como tirar

Ascom Seprev | 25/10/19 - 14h52
Divulgação

Nesta sexta-feira (25), a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) lançou a campanha “Minha Primeira Identidade – Cidadania Prevenindo a Violência”. Inicialmente desenvolvidas nas plataformas digitais, as ações visam incentivar a emissão de Registro Geral (RG) para crianças de 0 a 6 anos de idade.

No contexto das políticas públicas, a titular da Seprev ressalta que a emissão do RG é essencial para garantir a segurança da criança em diversas situações. “Além disso vai facilitar o acesso desta criança nos mais variados serviços públicos e privados. A campanha cumpre ainda com o papel do estado de garantir proteção integral e prioridade absoluta às nossas crianças”, afirma a secretária, ao lembrar ainda que uma das missões da Seprev é promover a cidadania.

Como fazer

 A solicitação do RG para criança deve ser realizada normalmente nos postos de atendimento do Instituto de Identificação, que inclui o Já e Casa de Direitos e não requer agendamento.  O procedimento ocorre normalmente como no RG para adulto, pegando uma ficha no ponto de atendimento escolhido. A primeira via do documento é gratuita.

Segundo a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, a chegada do período de verão e da alta temporada do turismo em Alagoas pode aumentar o número de casos de tráfico de crianças e, com o documento de identificação, isso pode ser prevenido. “A medida pode ajudar muito também no caso de desaparecimento da criança. Com as digitais a criança pode ser identificada mais rápida e facilmente”, enfatizou.

Samylla Gouveia destaca ainda que esta campanha faz parte do cronograma do Projeto Vozes da Infância e que integra ainda a agenda da Seprev no Programa da Primeira Infância – Criança Alagoana (CRIA). “Esta é a primeira etapa do projeto Vozes da Infância, que será lançado oficialmente no dia 08 de novembro e vai buscar prevenir a violência, sobretudo a doméstica, de crianças de até seis anos de idade. Futuramente, iremos capacitar toda a rede de ensino infantil, pais e professores, em diversas temáticas”, explicou a superintendente.