Alagoas

Rio Ipanema atinge nível seguro, mas Corpo de Bombeiros permanece em alerta

Agência Alagoas com CBMAL | 27/03/20 - 11h59
Nível do Rio Ipanema atingiu seu nível máximo na noite da quinta-feira (26 | Foto: Ascom CB

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) informa que o nível do Rio Ipanema, no Sertão do estado, baixou 360 centímetros e atingiu seu nível seguro na manhã desta sexta-feira (27). Apesar disso, a corporação ressalta que permanece em alerta.

“Como a situação ainda requer especial atenção, o Corpo de Bombeiros permanece em alerta e monitorando o nível das águas do Rio Ipanema e do Riacho Camoxinga, a fim de proteger a população ribeirinha”, informa a nota do CBMAL.

Na noite de quinta-feira (26), o Rio Ipanema atingiu seu nível máximo (515 cm). Na noite anterior, o Riacho Camoxinga, afluente, transbordou. Segundo a Defesa Civil Estadual, 211 famílias foram afetadas (590 pessoas) em Santana do Ipanema. Destas, 109 famílias (305 pessoas) foram desabrigadas no bairro Arthur Morais e 102 famílias (285 pessoas), no bairro Baraúna.

O governador Renan Filho esteve em Santana do Ipanema e anunciou medidas emergenciais de socorro ao município. 

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, das famílias afetadas, 20 ainda permanecem nos abrigos e as demais estão retornando para suas casas. Existem 50 pessoas alojadas no Centro Bíblico e outras 35 na Associação Nossa Senhora de Fátima.

O CBMAL empregou nas ações realizadas na manhã de esta sexta-feira 25 bombeiros militares, cinco viaturas terrestres e duas aquáticas. Como o nível das águas atualmente está seguro, o Comando do 9º Grupamento de Bombeiros Militar, situado em Santana do Ipanema, já está desmobilizando os efetivos das outras unidades militares.

Permanecem de prontidão no local os efetivos de Santana do Ipanema e do Grupamento de Salvamento Aquático, totalizando 12 bombeiros militares empregados e oito bombeiros militares de sobreaviso escalados pelo plano de chamada.