Alagoas

Rio Mundaú supera cota de inundação nos municípios de União dos Palmares e Murici

Ascom CPRM | 16/06/20 - 11h14
Foto: CPRM

 De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que opera o Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú, a previsão para as próximas horas é que o rio estabilize nos dois municípios, no entanto, devido ao solo saturado, chuvas fracas podem elevar novamente o nível do rio, que já está inundação. 

Em União dos Palmares, atenção especial à porção mais baixa do município, especialmente a região da Rua da Cachoeira. Em Murici, haverá pontos de alagamento no bairro Jardim Horizonte, próximo ao riacho Beberibe. As informações foram atualizadas nesta terça-feira, dia 16, às 6h. 

A cota atual do rio Mundaú em União dos Palmares é 5,11 metros, superior a cota de inundação, que é atingida no município aos 3,28m. Em Murici, a cota atual é 5,46 metros, onde a cota de inundação é de 5,05 metros. A previsão meteorológica é de mais chuvas e a equipe segue monitorando o comportamento dos rios da bacia. 

O Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú possui oito pontos de monitoramento nos rios Mundaú, Canhoto e Inhumas, com previsão hidrológica para os municípios de União dos Palmares e Murici (AL), beneficiando uma população de 89.064 habitantes. A bacia do rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% em Pernambuco e 48% em Alagoas.