Contextualizando

Rodrigo Cunha sugere federalização da implantação de barragens para evitar enchentes

Em 13 de Julho de 2023 às 11:25

O senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL) formalizou junto ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a federalização da construção/conclusão de barragens em rios de Alagoas e de Pernambuco, obras anunciadas oficialmente em 2010 e que até agora não foram implantadas.

“Na época, projetou-se a construção de 5 estruturas em Pernambuco e outras 8 em Alagoas. Acreditávamos que, finalmente, estaríamos protegidos das torrentes impiedosas dos rios. No entanto, hoje, apenas uma dessas barragens, em Pernambuco, se concretizou. Outras quatro, também em Pernambuco, estão paradas há quase uma década, como testemunhas mudas de promessas não cumpridas. Em Alagoas, onde a situação é particularmente grave, testemunhamos apenas a concepção de projetos executivos para a construção de oito barragens ao longo dos rios Paraíba e Mundaú. Contudo, as obras nunca saíram do papel, não avançando por parte dos governos estaduais”, explica o senador.

Para Rodrigo Cunha, sua confiança na conclusão das barragens se renovou:

“A esperança dessas obras saírem do papel renasce quando ouvimos as palavras do ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que promete a retomada dos projetos. Aguardamos ansiosos pelo novo plano de investimentos que o presidente Lula anunciará, com um enfoque significativo na prevenção, obras de barragens, segurança hídrica, gestão de recursos hídricos e revitalização de bacias. Que esse anúncio se transforme em ação concreta para proteger as vidas que estão em jogo.”

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas