Brasil

Rodrigo Mussi reage a extubação com corpo agitado; entenda

O Globo | 10/04/22 - 16h36
Reprodução Redes Sociais

O ex-BBB Rodrigo Mussi — que segue internado, em estado grave, no Hospital das Clínicas, em São Paulo — reage com agitação no corpo ao processo de extubação, importante etapa de sua recuperação iniciada no último sábado (9).

O comportamento, marcado por espasmos e movimentos involuntários em braços e pernas, é natural, como frisam os médicos. À medida que as doses de sedativos são diminuídas e instrumentos invasivos são retirados, o organismo passa a responder de forma mecânica, como se quisesse eliminar toda a presença estranha.

O gerente comercial de 36 anos sofreu um acidente de carro no dia 31 de março. Desde então, ele já passou por três cirurgias: sofreu traumatismo craniano, uma fratura na perna e teve uma lesão na coluna.

A extubação (ou retirada de tubo endotraqueal) é uma etapa importante no tratamento de Rodrigo Mussi, que já demonstra sinais de consciência. Ela acontece quando o desequilíbrio entre a capacidade e a demanda respiratória do paciente começa a se resolver — nesse momento, é retirado o tubo que controla a respiração e, por conseguinte, a pressão arterial.

A extubação, segundo médicos, exige cuidados redobrados, já que toda a perfuração num organismo é uma porta de entrada para microrganismos, o que pode acarretar infecções. O processo, portanto, será gradual e pode durar vários dias. A etapa foi iniciada no último sábado, depois que a equipe médica responsável pelo tratamento do ex-BBB avaliou que não era necessária uma cirurgia na coluna vertebral do paciente.

“O Rod segue estável, já tendo iniciado o processo de extubação, que pode levar alguns dias, pois segue agitado. Além disso, tem atendido bem os comandos, recuperando aos poucos sua consciência. Continuamos otimistas e com muita fé de que logo o Rod estará conosco”, informou Diogo Mussi, irmão do ex-BBB, no último sábado.