Alagoas

Roubo de veículos em Maceió: mapa mostra locais e modelos com maiores índices

04/07/16 - 13h34 - Atualizado em 04/07/16 - 14h13
Reprodução / TNH1

Quase quatro veículos roubados por dia. Esse foi o resultado de um levantamento feito pelo portal TNH1, com base nos roubos de veículos ocorridos em junho deste ano, em Maceió e região metropolitana, registrados pela Polícia Militar.

A incidência desses crimes tem chamado atenção da população maceioense, que comumente registra comentários em redes sociais sobre a onda de roubos de veículos na Capital e região, e se questiona: existe meios de se prevenir contra esse tipo de violência?

Uma forma de responder a essa pergunta é formular o "perfil" do roubo de veículo em Maceió e cidades vizinhas, e é essa a proposta deste raio-X elaborado pelo TNH1. Confira!

A apuração mostrou que, apenas no mês passado, 56 motocicletas e 47 carros, um total de 103 veículos, foram levados por assaltantes.

As localidades com maior incidência de roubos foram o bairro do Tabuleiro dos Martins, com 19 registros, a cidade de Rio Largo, com 12, e o bairro Cidade Universitária, com oito ocorrências, seguido pelos bairros do Centro e Benedito Bentes, com seis registros cada.

O levantamento também revelou os dias da semana com o maior número de registros. A segunda-feira liderou, com 23 ocorrências, seguida da quarta, com 19, e quinta, com 16. O domingo foi o dia da semana que teve menos registros de assaltos a veículos, com sete ocorrências.

Nos dados, foi possível perceber que, em junho, os veículos da marca Chevrolet foram o principal alvo dos assaltantes, tendo 15 carros da marca roubados. Doze veículos Volskswagen e oito da Fiat também foram levados por assaltantes. Entre as marcas de motocicletas, a Honda liderou de forma absoluta. Das 56 motos roubadas no mês, 48 eram Honda.


Os modelos dos carros mais roubados em junho foram o Gol, com cinco registros, Celta, com também cinco e, o modelo Uno, com quatro veículos roubados. Entre as motocicletas, o modelo mais roubado foi a Honda CG 125 cilindradas, com 30 veículos levados. 

Entenda o mapa interativo

A partir das informações levantadas, o TNH1 desenvolveu um mapa interativo, onde é possível visualizar os

pontos em que ocorreram os assaltos na capital alagoana e cidades que compreendem a região metropolitana.

O mapa mostra a localidade onde se deu cada assalto. Nele, é possível navegar ampliando ou reduzindo a tela de visualização. Há também uma linha do tempo, que mostra dia a dia onde ocorreram os assaltos. É possível também pausar ou adiantar a linha cronológica.

Os dados foram obtidos por meio de relatórios da Secretaria de Estado da Defesa Social.

Veja também os registros dos veículos roubados:

E o registro de veículos recuperados:

Data from lucasthaynantnh1.silk.co

*Estagiário sobsupervisão