Contextualizando

Rui Palmeira e as dívidas da Prefeitura de Maceió: "Uma bola de neve"

Em 10 de Julho de 2025 às 09:00

O vereador Rui Palmeira (PSD) manifestou preocupação mais uma vez, nesta quarta-feira, 9, com o endividamento da Prefeitura de Maceió na gestão do prefeito João Henrique Caldas (PL), ao explicar que na sua administração já foram aprovados quatro empréstimos e que somente a operação com o Banco de Brasília (BRB) possui obras em andamento.

Argumenta o vereador:

“Daqui a dois anos, Maceió estará pagando juros e amortização desses quatro empréstimos, pelo menos R$ 200 milhões por ano apenas para isso, sem contar os financiamentos de longo prazo feitos com bancos internacionais. Essa bola de neve está crescendo e daqui a pouco o dinheiro da Braskem vai acabar, se é que já não acabou”.

Além de empréstimos tomados pelo município junto a instituições financeiras, Rui também se diz preocupado com o aumento das despesas correntes, citando que através da Lei Delegada, a gestão JHC criou novas secretarias, serviços sociais autônomos e aumentou significativamente o número de cargos comissionados.

“A administração precisa priorizar o que realmente importa. Cada real usado para pagar juros de empréstimos é um real a menos para as escolas, para os postos de saúde, para o trânsito. Maceió está caminhando para um endividamento que compromete o futuro da cidade”, argumenta Rui Paleira.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas