O Banco Central bloqueou a venda de parte do Banco Master para o Banco de Brasília (BRB) e, com isso, aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió (IPREV) correm grave risco financeiro, pois os fundos de pensão ficaram expostos ao risco de calote..
Quem faz essa advertência é o vereador Rui Palmeira (PSD):
“Esse foi um investimento irresponsável e que precisa de explicações. É necessário que o prefeito JH Caldas venha a público para dar satisfação aos aposentados e tome medidas para proteger o dinheiro que é da população”.
Segundo Rui, em 2024 a gestão do prefeito João Henrique Caldas (PL) investiu R$100 milhões em letras financeiras do Banco Master, instituição que segundo ele enfrenta sérias dificuldades e está à beira da falência, com possibilidade sofrer liquidação extrajudicial, com o que servidores inativos do município perderiam os valores investidos.
Rui Palmeira destaca a gravidade da situação:
“Estamos falando do futuro de milhares de aposentados e pensionistas. É inadmissível que a Prefeitura tenha colocado todo esse patrimônio em risco. A população merece respeito e transparência”.
O vereador prometeu acompanhar o caso de perto e garantiu que vai requerer, formalmente, a presença do presidente do IPREV na Câmara Municipal afim de prestar esclarecimentos sobre a operação e apresentar medidas de proteção aos recursos dos servidores.