Trânsito

Saiba como aproveitar melhor e economizar com o Uber, Cabify, 99Taxis e EasyTaxi

07/02/17 - 16h59
Reprodução

O Uber caiu no gosto de muitos consumidores desde que chegou ao Brasil, mas muita gente começou a se queixar do serviço. O aplicativo está mostrando o multiplicador da tarifa dinâmica de uma forma diferente. Antes, abria uma janela com um “raio azul”, que mostrava quanto o usuário estaria pagando mais caro pela corrida.

Agora, quando a demanda por carros supera a oferta, aparece apenas a seguinte frase: “Preços mais altos do que o normal”. No entanto, o consumidor não fica sabendo o valor de aumento. E, após visualizar o preço estimado e clicar em “solicitar o Uber”, aparecerá uma tela com o multiplicador.

O objetivo oficial, segundo a empresa, é facilitar a escolha do usuário, que, muitas vezes, não está atento ao multiplicador, que mostra um preço estimado. Nós acreditamos, no entanto, que separar a tarifa do valor resultante do multiplicador é a melhor maneira de apresentar essa informação ao usuário. Dessa forma, ele saberia o real valor que será pago a mais pela corrida.

UberTaxi pode contribuir para a redução de tarifa

Estão circulando pelas ruas alguns motoristas de Uber utilizando táxis. Prova disso, foi uma situação inusitada que aconteceu com uma de nossas associadas do Rio de Janeiro (RJ). Ela chamou um Uber pelo aplicativo, mas o carro que foi buscá-la era um táxi. A usuária, inclusive, demorou a perceber que o carro amarelo em frente à sua casa era, na verdade, o Uber que havia chamado.

O aplicativo não permite ao usuário escolher se quer um táxi ou não. Dessa forma, ele deverá ficar atento ao modelo e à placa do veículo para saber se é o mesmo que o aplicativo está indicando.

Essa iniciativa do Uber deverá aumentar a oferta de veículos. Portanto, espera-se uma redução dos preços ocasionadas pela tarifa dinâmica, que é a variação do preço conforme a oferta e a demanda. Ou seja, quando há mais pessoas solicitando viagens do que motoristas disponíveis, o preço da corrida sobe. Se o movimento cai e o número de passageiros fica igual ou menor do que o de pilotos, a tarifa diminui até atingir o preço normal.

Use o Google Maps como comparador

Uma dica interessante para você economizar é comparar o custo do trajeto entre Uber e 99Taxis usando o Google Maps. Dependendo da tarifa dinâmica, um táxi comum pode sair mais em conta. Use o aplicativo do Google Maps no seu smartphone e, ao colocar a origem e o destino na opção de transporte público, aparecem os preços para o Uber e o 99Taxis.

Vale destacar que no Maps aparece uma faixa de preços, enquanto o aplicativo do Uber mostra só um preço estimado. A comparação dos preços no Google Maps, contudo, também deve ser confirmada nos próprios aplicativos.

Cabify é alternativa ao Uber

O Cabify é uma opção para quem não quer depender apenas do Uber e acha que táxi é coisa do passado. De origem espanhola, o serviço de transporte já está presente no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).

Uma diferença importante entre o Cabify e o Uber é o preço fixo. Enquanto no Uber o usuário é informado de uma tarifa aproximada ao escolher o destino, no Cabify, já sabe quanto vai pagar antes de entrar no carro, independentemente do trajeto escolhido pelo motorista.

De resto, o Cabify é bastante semelhante ao Uber, pois é possível avaliar os motoristas, pagar com cartão de crédito e escolher o tipo de serviço (apesar de, no momento, haver apenas a opção básica, chamada Lite, que é equivalente ao UberX).

Outra opção de transporte particular, semelhante ao 99 Taxis, é o Easy. Para ganhar mercado, o aplicativo está oferecendo 40% de desconto, por 30 dias, para os clientes que utilizam o Visa Checkout.