Alagoas

Saiba como as Unidades do Hemoal irão funcionar no Feriado Estadual de São João

Agência Alagoas | 22/06/24 - 23h09
Ascom Sesau

s unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Maceió e Arapiraca vão funcionar normalmente para liberar sangue para os hospitais nesta segunda-feira (24), Feriado Estadual de São João. Entretanto, para receber candidatos à doação de sangue, os horários seguiram uma escalada diferenciada.

Em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa abrem para coleta de sangue das 7h às 17h. Já em Arapiraca, a Unidade Eldorado não estará aberta para receber doações de sangue, mas atenderá às solicitações feitas pelos hospitais que precisarem de sangue e que estiverem situados na II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Os voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue devem ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. Se forem menores de 18 anos, é exigido, ainda, que estejam portando um documento de identificação oficial e original com foto, além de estarem acompanhados dos pais ou de um responsável legal. Com relação aos impeditivos definitivos para doar sangue, as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos ficam proibidas permanentemente.

Já no caso dos impedimentos temporários, encontra-se a proibição de doar sangue durante 12 meses para as pessoas que fazem tatuagem, maquiagem definitiva ou que colocaram piercing. Os voluntários também ficam impossibilitados por doze horas, caso tenham ingerido bebida alcoólica e, caso não tenham dormido no mínimo seis horas na noite anterior, a doação também é vetada.