Alagoas

Saiba o que fazer para não cair no ‘Golpe da Prova de Vida do INSS’

Redação TNH1 | 17/11/20 - 17h00
Reprodução

Muitas pessoas têm relatado que estão recebendo ligações de criminosos, se passando por funcionários do INSS, com a intenção de roubar informações e pedir documentos pessoais. Para tanto, os falsários dizem que esse é um novo procedimento que o INSS está fazendo, como uma "pré-prova de vida", e que se a pessoa mandar a foto do documento vai receber em casa uma carteirinha, que deve ser apresentada na agência bancária para fazer a prova de vida.

O assunto foi abordado nesta terça-feira (17) pelo educador previdenciário, Paulo Henrique Pontes, durante o quadro "Meu INSS", que vai ao ar todas as terças no programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/RecordTV.

"Tudo isso é fraude. Se você passar por uma situação dessa, a gente orienta que desligue logo o telefone, bloqueie o contato no whatsapp e também faça o registro em uma delegacia de polícia sobre essa tentativa de fraude", enfatizou Paulo Henrique. 

Durante o golpe, os criminosos chegam a enviar imagens para a vítima, com ilustrações orientando a pessoa como tirar a melhor foto do documento pelo celular. 

"Para você escapar dessa, não envie documento pelo whatspp e nem por e-mail, Só envie documentos pelo aplicativo 'Meu INSS', que é seguro, ou em uma das agências", orientou Paulo Henrique.

O educador previdenciário deu todas as orientações e ainda respondeu às dúvidas dos telespectadores. Assista: