Mundo

Saiba por que Trump proíbiu o TikTok nos EUA

Yahoo | 18/09/20 - 11h02

O departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou, nesta sexta-feira (18), que proibirá o download dos aplicativos TikTok e WeChat no país a partir deste domingo (20). Segundo o governo do presidente Donald Trump, o motivo seria uma possível “ameaça à segurança nacional”.

O Partido Comunista da China mostrou que tem os meios e a intenção de usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos", disse o departamento americano em um comunicado.

Segundo o comunicado, quem já tiver os aplicativos instalados poderá seguir com eles. Porém, os usuários serão prejudicados, pois não será possível realizar atualizações. O TikTok tem cerca de 100 milhões de usuários nos EUA e, o WeChat, 19 milhões.Trump proíbe download do TikTok e WeChat nos EUA: 'Ameaça à segurança nacional'

Para o governo americano, as ameaças dos aplicativos são diferentes. No entanto, eles se assemelham nos “riscos inaceitáveis” para a segurança nacional.

"Cada um coleta vastas faixas de dados de usuários, incluindo atividade de rede, dados de localização e históricos de navegação e pesquisa. Cada um é um participante ativo na fusão civil-militar da China e está sujeito à cooperação obrigatória com os serviços de inteligência do PCCh", aponta o comunicado.

No mês passado, Trump emitiu uma ordem executiva que proibia “qualquer transação por qualquer pessoa, ou com relação a qualquer propriedade, sujeita à jurisdição dos Estados Unidos” com a ByteDance, desenvolvedora do app.

A ideia soou como uma ameaça da proibição do aplicativo caso ele não fosse vendido para uma empresa americana até meados de setembro.

A empresa chinesa afirmou que ainda precisará aprovar o acordo proposto pela ByteDance com a Oracle por seu aplicativo TikTok. A informação indica que sua oferta para evitar uma proibição nos Estados Unidos pode ser mais dificultada.

A Oracle apresentou uma proposta ao governo Trump que permitirá que ela se torne uma parceira de tecnologia no aplicativo TikTok, já que a ByteDance espera impedir uma decisão do presidente dos EUA de proibir o app no país. A proposta visa tornar o TikTok Global uma empresa com sede nos EUA.