Futebol Nacional

Santos diz investigar ofensa racista relatada por atleta do Ceará; Vozão se manifesta

Folhapress | 18/10/19 - 13h05
Divulgação / Twitter Santos

O Santos publicou comunicado oficial nesta sexta-feira (18) afirmando que irá investigar as ofensas racistas e xenofóbicas por parte de torcedores santistas relatadas pelo meia Thiago Galhardo, do Ceará, ao final do confronto entre ambas equipes na Vila Belmiro na noite anterior.

"Qualquer ato de preconceito e xenofobia é absolutamente repugnante e inaceitável. Diante dos relatos passados por alguns veículos de comunicação, o Clube está investigando e irá tomar as providências cabíveis frente a quaisquer casos dessa natureza", disse o Santos, em nota. Já o Ceará havia informado que levaria a questão a seu departamento jurídico.

Na quinta-feira (17), ao deixar o gramado, derrotado por 2 a 1, Galhardo relatou, em entrevista ao canal Esporte Interativo, ofensas vindas de torcedores próximos ao banco de reservas do Ceará, algumas delas direcionadas ao volante Fabinho, que é negro.

"Eles [torcedores] vêm ver o espetáculo, um espetáculo bonito, parabéns pela vitória do Santos, mas o cara querer menosprezar o Fabinho, menosprezar a mim, fazer ato [de] racismo para ele, chamar de 'negão', de vagabundo... O futebol perde sua essência", disse o jogador, que indicou ainda ofensas xenofóbicas.

"Acho que não pode ter isso aí: o cara beber e ficar ali, ao meu ver, embriagado, xingando a gente. Acho que ele tinha que estudar um pouco mais, conhecer um pouco mais da geografia do Brasil. Falar que o Ceará joga no Norte... Ou eu que não entendo muito, acho que estudei de sacanagem."

O ocorrido não foi relatado pelo árbitro principal da partida, Rafael Traci, de Santa Catarina, na súmula.