Alagoas

Seagri retoma as atividades do Programa do Leite e alimento começa a ser distribuído

Agência Alagoas | 11/09/20 - 19h06
Ascom Seagri

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL) retomou, no mês de setembro, as atividades de distribuição do Programa do Leite. O órgão enviou a autorização para as cooperativas participantes, junto com as instruções do novo sistema.

A população alagoana, que teve a suspensão da distribuição do leite em junho, passou a receber o alimento desde os primeiro dias deste mês, o alimento é de essencial importância e nutre mais de 80 mil famílias que vivem em estado de pobreza e extrema pobreza em Alagoas. “O leite tem uma importância muito grande para a minha família. Além de alimentar todos aqui de casa que mora eu, minha filha e meus dois netos, é uma fonte de saúde, principalmente pra mim que tenho problema nos ossos e preciso estar tomando leite”, se emocionou Ivone Bandeira do Benedito Bentes. 

Até agora foi registrado o retorno de 30% nas entregas, pois algumas cooperativas ainda não retomaram a distribuição. A partir desta sexta-feira (11), o leite começa a ser distribuído na região do sertão.

Transparência e eficiência

Além da retomada do programa, a Seagri investiu também em um novo sistema de cadastro, que garante mais agilidade, eficiência e controle em todo o funcionamento do programa. 

Para a Secretária de Assistência Social do município de Coruripe, Verônica Rocha, a retomada do leite é uma ação que vai além da nutricional. A secretária falou também sobre a atualização cadastral. Para ela, o novo sistema trouxe para os gestores mais segurança e para a população, mais oportunidade.

“Principalmente na realidade que todo o país vem enfrentando de uma pandemia e pessoas morrendo de fome, a retomada do programa nos deixa mais próximos de cada usuário. Nossa população passa a ter mais qualidade de vida, a ingestão do leite aumenta a imunidade, até a saúde emocional muda, isso é um ganho. Só temos a agradecer e saber que quem ganha é lá na ponta, estamos fortalecendo os mais necessitados”, agradeceu Verônica ao declarar também que o novo sistema vem assegurar, dar mais transparência e eficiência ao programa. "Além disso, a população também ganhou com o novo sistema. Antes o leite era para crianças maiores de dois anos, hoje a Seagri inseriu crianças a partir de um ano de idade, veio acrescentar e mais uma vez só temos a agradecer". Comemorou a secretária que já recebeu e distribuiu o alimento para os moradores de sua cidade. 

Valorização e lucro para o produtor alagoano

O Programa do Leite ajudou também a valorizar a produção de todos os produtores em Alagoas. Agora o valor do leite aumentou, o que fez subir o preço de venda e proporciona maior lucro para o produtor. 

Diante desse aumento, visando não prejudicar o fornecimento, a Seagri já solicitou ao Ministério da Cidadania a autorização para que haja o pagamento do reajuste do valor e também realizou uma parte dos vencimentos anteriores, tudo dentro do permitido pela regulamentação do governo federal.