Alagoas

Seagri se reúne com mais de 80 secretários municipais na 1ª reunião de fórum

Durante o encontro, os secretários de agricultura debateram sobre as perspectivas para a área em 2021

Assessoria | 06/02/21 - 18h01

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri/AL) participou, nesta sexta-feira (05), da primeira reunião do Fórum Alagoano dos Secretários de Agricultura (FASA). Na ocasião, o secretário João Lessa esteve presente como representante do órgão e palestrou sobre os desafios que envolvem o setor da agricultura em 2021.
 
“Este ano que está começando tem sido planejado com bastante empenho por parte da Seagri. Queremos continuar investindo em uma agricultura tecnológica e que alinhe desenvolvimento econômico com práticas sustentáveis. Dessa forma, conseguimos enxergar melhor as novas barreiras que precisamos romper”, explica ele. 
 
Durante o Fórum foi debatido, juntamente com o presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Adalberon Sá, como a agricultura familiar tem se fortalecido com os incentivos dos programas do Governo do Estado. Além disso, o aplicativo Agro Mais Perto também foi destaque devido à proposta inovadora de facilitar a vida do pequeno produtor, conectando-o diretamente com o empresário. 
 
O presidente da Emater destacou que a ferramenta desenvolvida pela Seagri inspirou um projeto de inovação digital também na vinculada. “Assim como o Agro + Perto, que revolucionou a relação entre produtor e empresário, nós pretendemos ampliar a assistência técnica pública aos municípios alagoanos através de um serviço digital. Um meio que facilite o acesso à orientação técnica da Emater, onde será possível agendar visitas, tirar dúvidas, entre outros serviços”.
 
Também estiveram presentes no Fórum, representantes das secretarias municipais de agricultura. Além disso, no encontro também foi discutido sobre os recursos do Programa Garantia Safra. Nas reuniões posteriores será resolvido quem ocupará cada cargo disponível dentro do FASA. 
 
Sobre o trabalho conjunto entre a Seagri e as secretarias municipais, o secretário Juvenal Veiga destacou o bom relacionamento e a parceria entre as duas esferas. “A Seagri tem se empenhado em prestar assistência aos municípios. Isso é algo inédito. Pela primeira vez a gente tá vendo a Secretaria do Estado interagindo com as secretarias do município. Isso é muito importante para o desenvolvimento da agricultura de cada cidade. Esse apoio é essencial para seguirmos crescendo”, afirma o secretário da agricultura de Porto Calvo, Juvenal Veiga.