Alagoas

Sebrae Alagoas e Sindenergia estudam opções de energias renováveis para micro e pequenos negócios do estado

Assessoria | 22/07/21 - 22h10
Reprodução

Os sucessivos aumentos na tarifa da conta de energia têm preocupado os empreendedores de micro e pequenos negócios do estado, que começam a procurar o Sebrae Alagoas em busca de opções de fontes alternativas para o fornecimento de energia. A instituição se reuniu com dirigentes do Sindicato das Indústrias de Energia do Estado de Alagoas (Sindenergia/AL), na última terça-feira (20), para tratar sobre esse assunto, com foco na elaboração de um projeto específico para energias renováveis.

Entre as opções já consolidadas no mercado está a energia solar fotovoltaica, que representa uma excelente alternativa para as pequenas empresas e um grande potencial de ganho de competitividade considerando o seu retorno imediato.

“Levando isso em consideração, estamos planejando o desenvolvimento de um projeto específico para energias renováveis em Alagoas, que visa o fortalecimento das empresas instaladoras de painéis fotovoltaicos, assim como a criação de momentos de conexão deste público com os demais segmentos atendidos pelo Sebrae”, revela o analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Harrison de Freitas.

“Nós da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento estamos há um tempo percebendo, nos contatos com os clientes, uma grande preocupação sobre a elevação do custo da energia dentro dos seus negócios, considerando, principalmente, a crise hídrica que o país vem enfrentando nos últimos meses”, destaca.

A ideia é a criação de uma governança setorial de energia para viabilizar um processo de co-criação com os principais atores desse setor em Alagoas. Para isso, o Sebrae teve um primeiro contato com os dirigentes do Sindenergia.

“Foi apresentado um esboço do que pensamos e também ouvimos as impressões deles sobre a proposta e um pouco sobre o cenário local de energia. Ainda temos outros parceiros que vamos fazer estes contatos, para que tenhamos uma proposta robusta e que represente a realidade do segmento local. Mas o Sindenergia se mostrou muito aberto em contribuir conosco neste processo”, conta Harrison Freitas.

Além do analista da UCD, também participaram da reunião o presidente do Sindenergia/AL, Carlos Oiticica de Paiva, e Rafael Piatti Oiticica de Paiva, secretário da instituição.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.