Alagoas

Sebrae em Alagoas retoma atendimento presencial no dia 8 de setembro

Assessoria Sebrae | 03/09/20 - 11h46

Depois de cinco meses funcionando em modalidade remota, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae Alagoas) irá retomar o atendimento presencial no dia 8 de setembro. A partir da reabertura das atividades presenciais na sede, localizada em Maceió, e nas Agências de Atendimento Integradas do interior, que ficam nas cidades de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo, o atendimento ao cliente irá acontecer das 8h às 12h e das 13h às 17h, seguindo as diretrizes das autoridades sanitárias para que a retomada aconteça de forma segura.

 O gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar, explica que, para retomar o atendimento presencial, a instituição irá adotar todas as medidas de biossegurança necessárias. “As nossas unidades não funcionarão no horário do almoço, uma vez que precisam desse tempo para a higienização dos espaços. O acesso ao atendimento presencial será permitido apenas para clientes que estiverem com máscara. Além disso, teremos medidor de temperatura, álcool em gel (nas mesas dos colaboradores e em dispenser na entrada), tapete sanitizante e sinalizações nas agências de atendimento”, informa.

Ainda de acordo com o gerente da URE, apesar da retomada do atendimento presencial, o Sebrae Alagoas vai continuar disponibilizando ao cliente a alternativa de ser atendido remotamente. “Em atendimento a todos os requisitos de segurança à saúde de funcionários, consultores das empresas credenciadas e clientes, estamos retornando com atendimento presencial, com hora marcada, mas mantendo, também, o atendimento remoto. Nesse novo contexto, o Sebrae mantém seu compromisso com atendimento de qualidade ao cliente, retornando em todos os canais presenciais e remotos que administra, na sede e nas regionais, oferecendo orientação e consultoria”, afirma.

Com o retorno de atendimento presencial, os colaboradores do Sebrae Alagoas também utilizarão protetores faciais (face shield) e terão barreiras de acrílico em suas mesas de atendimento. Além disso, seguindo as recomendações de distanciamento entre colaboradores e clientes, mesas e cadeiras estão sendo reposicionadas. O distanciamento mínimo que deve ser adotado nos espaços da instituição será orientado por meio de sinalizações horizontais.

Agências no interior

Em Delmiro Gouveia, conforme o gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae no município, Vítor Pereira, a unidade passará por três higienizações diárias entre os turnos de trabalho e limitará a entrada de clientes que não agendaram atendimento. O gerente explica que, além de passar por adequações de estrutura para a retomada do atendimento presencial, a unidade também realizou algumas ações para capacitar colaboradores para o novo contexto de relacionamento com clientes.

“A gente fez disseminação de boas práticas entre os membros da equipe, incluindo terceirizados, e também convidamos um biomédico do município de Delmiro Gouveia para uma palestra sobre Covid-19 para todo o quadro de colaboradores e terceirizados. Estaremos bem preparados para prover tanto clientes quanto colaboradores com a maior segurança possível”, destaca o gerente.

A gerente adjunta da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae na cidade de Penedo, Cíntia Silver, informa que nem todos os colaboradores da instituição retornarão para o atendimento presencial e que a equipe será organizada em turnos de trabalho. “Só vai voltar a atender presencialmente quem não é do grupo de risco ou quem não tem por perto pessoas do grupo de risco. Além disso, quem voltar para o presencial vai trabalhar apenas um turno de forma presencial, justamente para evitar essa possibilidade de a pessoa precisar sair e retornar para o Sebrae contaminada, ou seja, quem trabalhar pela manhã, presencialmente, à tarde vai trabalhar em sistema remoto”, esclarece.

De acordo com o gerente adjunto da Unidade de Atendimento Integrada do Sebrae no município de Arapiraca, Arestides Bezerra, espaços como recepção e sala de eventos também estão passando por adequações. “Nesse primeiro momento de reabertura, não faremos eventos presenciais, mas os espaços estão sendo arrumados e estamos limitando a quantidade de cadeiras e dando distanciamento entre elas. Outra medida é colocar faixas de sinalização no chão para orientar o cliente sobre o distanciamento que deve ser mantido na recepção”, explica.

Atendimento remoto

Mesmo diante do retorno do atendimento presencial, a instituição manterá o atendimento remoto, ou seja, os empresários da pequena empresa podem optar como querem receber o atendimento e serviços do Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, Telegram (t.me/sebraealagoas), Telefone e WhatsApp 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).