Alagoas

Sebrae premia prefeitos que se destacaram por empreendedorismo

03/12/18 - 15h17
Prefeito Rui Palmeira recebe o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor | Marco Antônio/Secom Maceió

A décima edição do Prêmio Prefeito Empreendedor contemplou os gestores que se destacaram em sete categorias no segmento de empreendedorismo nos municípios. Segundo o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, esse tipo de ação traz muitos benefícios.

“Ele gera mais oportunidades no município. Ele estimula o empreendedorismo. Estimula que novos negócios surjam. Melhora todos os setores da economia e melhorando a economia, ele gera benefícios sociais intensos”, afirmou.

Com o objetivo de criar um banco de projetos de políticas públicas de fomento às pequenas empresas e reconhecer as melhores práticas adotadas por prefeitos e prefeitas que empreenderam esforços a favor desse seguimento, foi criado, em 2001, o prêmio que chega a 10ª edição.

O vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Joaquim Beltrão, lembrou a importância de um reconhecimento como esse porque os gestores vêm se reinventando para promover o desenvolvimento e estimular a economia nas cidades. “O prêmio uma oportunidade para o município trabalhar principalmente com o pequeno e o microempreendedor; mostrar seu trabalho, seu desenvolvimento, seu crescimento.”, destacou Joaquim.

Prefeito Rui Palmeira recebe dois prêmios

Com práticas que incentivam micro e pequenas empresas, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, recebeu dois prêmios. Maceió foi destaque nas categorias Compras Governamentais de Pequenos Negócios e Desburocratização da Redesimples. 

“As premiações são muito importante, pois mostram que a Prefeitura está trabalhando focada no pequeno empresário e no micro empreendedor individual. Na questão das compras governamentais, é uma prioridade adquirir os serviços do pequeno comerciante maceioense e alagoano. Nós compramos 30% de toda a merenda escolar de cooperativas do interior do estado, por exemplo. E, também, na questão da desburocratização que nós temos avançado muito”, ressaltou o prefeito.

“Quem ganha com isso é a população. Divido esse prêmio com as equipes da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser) e da Secretaria de Governança, que desenvolvem os projetos que nos rederam esse reconhecimento”, acrescentou Rui Palmeira.

Marcos Vieira, superintendente do Sebrae /AL, reforçou a importância da iniciativa. “A premiação representa muito e contempla as gestões que estão trabalhando de fato em cumprimento da lei geral das micro e pequenas empresas. São os prefeitos que estão propiciando condições de trabalho para esses empresários”, frisou.

Para o secretário de Governança da Maceió, José Lages, as ações de desburocratização e de compras dão oportunidade de crescimento aos pequenos empresários. “Como servidor de Maceió, fico muito feliz com esses dois prêmios. Os projetos que estamos desenvolvendo representam um ganho absurdo para a cidade. São ações que envolvem todas as secretarias para que tenhamos um ambiente que ajude os pequenos empreendedores a crescer”, complementou.

Confira os vencedores

  1. Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios: prefeito Joaquim Beltrão (Coruripe);
  2. Compras Governamentais de Pequenos Negócios: prefeito Rui Palmeira (Maceió);
  3. Pequenos Negócios no Campo: prefeita Lane Cabudo (Palestina);
  4. Inovação e Sustentabilidade: prefeita Decele Damaso (Coqueiro Seco);
  5. Empreendedorismo na Escola: prefeita Juliana Almeida (Mar Vermelho);
  6. Desburocratização e Implementação da Redesimples: prefeito Rui Palmeira (Maceió);
  7. Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI: prefeito Gilberto Gonçalves (Rio Largo).