Alagoas

Secretaria de Turismo explica sobre temporada de cruzeiros em Alagoas

Eberth Lins | 03/03/20 - 10h40 - Atualizado em 03/03/20 - 11h33
Foto: Ascom Sedetur

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) esclareceu, nesta terça-feira (03), que mais quatro embarcações devem atracar no Porto de Maceió entre os dias 09 e 23 deste mês, mas nenhuma delas vêm de fora do país.

Com três casos suspeitos de coronavirus sendo monitorados em Alagoas, a chegada de turistas em cruzeiros preocupa a população, que teme possíveis contaminações através de pessoas com passagens pela Europa. Mas os quatro navios, segundo a Sedetur, têm como procedência apenas cidades brasileiras, sem contato com qualquer país europeu ou de outro continente desde novembro de 2019.

"É importante ressaltar que os cruzeiros Costa Pacífica, MSC Fantasia, MSC Sinfonia e MSC Seaview, incluídos na temporada, navegam, desde o mês de novembro de 2019, apenas em águas brasileiras, sem haver contato com qualquer país europeu ou de outro continente desde então. Em atenção aos casos, a Cruise Line International Association (CLIA), Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos, divulgou uma declaração oficial, deixando claro que a segurança e a saúde dos passageiros são a prioridade número um dos membros da CLIA, e que todas suas associadas mantém contato próximo com profissionais e agências reguladoras de saúde em todo o mundo para avaliar e modificar políticas e procedimentos conforme necessidade", trouxe a nota da Sedetur.

"Não há nenhum navio da Itália ou de outro país europeu vindo para o nosso estado. Os cruzeiros que estão navegando pela rota da Costa Brasileira já estão no nosso país desde o ano passado, quando terminou a alta temporada na Europa. Dessa forma, não há nenhum indício de contágio e risco iminente nesses cruzeiros", reforçou o gestor da Sedetur, Rafael Brito.

A Sedetur também disse repudiar qualquer manifestação de aversão ou hostilidade contra pessoas estrangeiras e divulgou que qualquer pessoa que esteja com dúvida sobre a chegada dos navios pode entrar em contato através do telefone 3315-1707 e do e-mail  ascomsedetur@gmail.com 

Vigilância em navios 

Em coletiva de impresa, no último dia 28, o secretário de saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, afirmou que todo navio que atracar em Maceió terá atenção especial do serviço de Vigilância em Saúde. A superintendente de Vigilância em Saúde de Alagoas, Cristina Rocha, reforçou afirmando que será seguido o protocolo da Anvisa e que casos suspeitos já serão anteriormente comunicados à Sesau.