Futebol Nacional

Sem gols, Corinthians e Grêmio empatam em Itaquera

15/05/16 - 17h51
Agência Estado


Pressionado pela torcida, o Corinthians até que tentou, mas não conseguiu superar a retranca do Grêmio e empatou por 0 x 0 com a equipe gaúcha neste domingo, no Itaquerão. O resultado mostrou que o time terá dificuldades para se reconstruir após as eliminações na Libertadores. 

Já o Grêmio, também em busca da recuperação após eliminação na competição sul-americana, mostrou que o esquema de bloqueio com saídas rápidas do técnico Roger Machado pode continuar sendo uma arma importante para a equipe, que tem rendido melhor em competições de pontos corridos.

Desde o início, o Corinthians tomou a iniciativa mas esbarrou em um esquema defensivo bem armado. Com Rodriguinho e Marquinhos Gabriel, o time paulista tocava bola até encontrar algum espaço para finalizar, algo que ocorreu em poucas ocasiões.

O jogo refletiu bem a tônica de equilíbrio que prevaleceu em vários jogos nesta primeira rodada, quando, bem montadas na defesa, equipes como Atlético-MG e Coritiba, deram pouca chance para os adversários.

E também refletiu o equilíbrio entre Corinthians, campeão no ano passado, e Grêmio, terceiro colocado, em jogos recentes na capital paulista. No jogo deste domingo, as duas equipes novamente tiveram uma disputa equilibrada no meio-campo.

Nos contra-ataques, iniciados já com os volantes Wallace e Maicon, o Grêmio buscou surpreender, mas só conseguiu finalizar aos 18 e 38, com chutes rasteiros de Giuliano e Bobô, revelado no Corinthians, respectivamente. No fim do primeiro tempo o Grêmio manteve mais a bola no ataque.

Na etapa final Marquinhos Gabriel procurou se movimentar mais, mas o esquema pouco mudou. Desta vez, Tite não encontrou soluções que dessem maior dinâmica à equipe. Mesmo com as entradas de Guilherme e Giovanni Augusto, para dar mais mobilidade ao meio-campo, foram insuficientes para furar o bloqueio gremista, que quase marcou aos 25, quando Bobô recebeu bola quicando e tocou para fora e segurou as investidas finais do Corinthians, sempre com cruzamentos sem finalização.

No próximo domingo (22), o Corinthians joga contra o Vitória, em Salvador. Já o Grêmio recebe o Flamengo. Ambos os jogos serão às 16h.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 0 X 0 GRÊMIO

Local: Estádio Itaquerão, São Paulo.
Data: 15/5/2016 - 16h (horário de Brasília).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio.
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo, Alessandro Rocha Matos.
Cartões amarelos: Balbuena e Henrique Almeida.
 

CORINTHIANS: Walter; Fágner, Felipe, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique, Elias, Marquinhos Gabriel e Rodriguinho (Guilherme); Angel Romero (Giovanni Augusto) e André (Luciano). Técnico: Tite.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Wallace, Maicon, Giuliano e Miller Bolaños (Edinho); Luan (Everton) e Bobô (Henrique Almeida). Técnico: Roger Machado.