Nordeste

Sem leitos de UTI, pacientes esperam vaga dentro de ambulâncias em Natal

Folhapress | 26/02/21 - 14h12
Rayane Mainara

O avanço da Covid-19 no Nordeste tem gerado colapso no sistema de saúde. Faltam leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em várias cidades para atender pacientes graves.

Sem vagas nos hospitais públicos e privados, doentes infectados pelo novo coronavírus são obrigados a esperar por algumas horas dentro de ambulâncias.

Uma paciente de 93 anos aguardou seis horas na manhã desta quinta-feira (25) antes de ser transferida para um hospital particular de Natal.

O Rio Grande do Norte atingiu o maior número de pessoas internadas desde o início da pandemia. A governadora Fátima Bezerra (PT) informou que os pacientes estão sendo levados da capital e da região metropolitana para os municípios de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. O transporte é feito de avião.

"Indago a vocês, vamos deixar o colapso chegar a todo o estado?", questionou a governadora durante reunião com prefeitos e secretários de saúde municipais do Rio Grande do Norte.

Em junho do ano passado, 363 pessoas estavam internadas em leitos de UTI nas unidades de saúde do estado. Agora, são 416 pacientes.

As quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) de Natal estão com 100% de ocupação. Os pacientes estão estabilizados com oxigênio aguardando uma vaga de UTI.

Nas redes sociais, em tom de alarme, a governadora informou que teve uma audiência nesta quinta com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

"Como vocês sabem, a situação do estado está crítica e o apoio do Governo Federal no enfrentamento à pandemia se faz urgente", escreveu. Ela recebeu a garantia de que o Ministério da Saúde vai enviar ventiladores mecânicos e monitores para que novos leitos de UTI sejam ativados.

Assim como o Rio Grande do Norte, a situação da Bahia também é bastante crítica. Há grande risco de o sistema entrar em colapso total a qualquer momento. Já há registro de filas de pacientes para acessar uma vaga de UTI.

Diante do quadro crítico, o governo da Bahia e a prefeitura de Salvador anunciaram na manhã desta quinta-feira (25) a restrição total de atividades não essenciais.

As medidas, que passam a vigorar a partir das 17h desta sexta-feira (26) e vão até 5h do dia 1º de março, englobam a proibição de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência.

Nesta sexta-feira, um decreto vai suspender por dez dias as cirurgias eletivas nas redes públicas e privadas.

"Atividades sociais de qualquer natureza, sejam elas religiosas, esportivas, políticas e culturais, também estão proibidas em toda a Bahia durante este período. Faço meu apelo que baianos e baianas compreendam a importância das medidas e respeitem o decreto estadual", escreveu o governador da Bahia, Rui Costa (PT), nas redes sociais.

Há 195 pacientes acometidos por síndrome respiratória aguda grave esperando vaga em leitos de UTI.

Pernambuco tem 89% dos 998 leitos de UTI/Covid-19 ocupados.

As cirurgias eletivas nas unidade de saúde, públicas e privadas, nos 63 municípios das Geres (Gerências Regionais de Saúde), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente, estão suspensas da próxima segunda-feira (1º/03) até o dia 12 de março.

As três regiões iniciam, a partir de amanhã, um período de restrição de todas as atividades econômicas e sociais, entre 20h e 5h, nos dias de semana, e das 17h às 5h aos sábados e domingos.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou que o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), vai abrir chamamento público para contratação de leitos de UTI e enfermaria dedicados à Covid-19 na rede privada.

A expectativa da SES-PE é contratar, ao todo, 300 leitos de enfermaria, 150 leitos de UTI para adultos, além de 40 leitos de terapia intensiva pediátricos e neonatais.