Futebol Nacional

Sem naming rights, Arena Corinthians desvaloriza R$ 227 milhões

Avaliada em mais de R$ 1 bilhão durante sua construção, o estádio perdeu valor no mercado desde a realização da Copa do Mundo

20/05/16 - 13h49
Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians

Com receitas abaixo das expectativas, a Arena Corinthians já está sentido os impactos no mercado. O estádio desvalorizou cerca de R$ 227 milhões, 20%, desde a Copa de 2014. De acordo com avaliação em relatório do fundo que controla a Arena, hoje ela vale R$ 857 milhões.

No início, a casa corintiana tinha o seu valor definido pela quantia de dinheiro aplicada na construção. Essa valorização subiu até atingir o montante de R$ 985 milhões. Após o término das obras, o critério foi alterado. Agora, leva-se em conta a receite estimada para o empreendimento.

A consultoria imobiliária JLL Jones Lang LaSalle é a responsável pela avaliação. De acordo com o relatório, foi utilizado um método conhecido como capitalização de renda, “que considera asprojeções de renda e os respectivos custos para o prazo de 30 anos”.

Em junho de 2014, a Arena foi avaliada em R$ 1,084 bilhões. No contrato, o fundo exigia uma receita líquida de ao menos R$ 122 milhões por ano. Após três, este valor teria que chegar à R$ 211 milhões. Estes números são metas propostas ao clube, que corre o risco de perder a gestão caso não as cumpras.

Mesmo com a média de público acima de 30 mil por jogo, as receitas previstas não se concretizarem após o estádio começar a funcionar. Um dos maiores problemas é a novela para conseguir a venda dos naming rights. A diretoria promete que um acordo vai ocorrer em breve.

Além disso, os camarotes estão emperrados. Em 2015, o total das rendas, correspondente à R$ 73 milhões, foi conseguido com bilheteria e programas de fidelidade.
Assim, o valor de mercado tem caído. Nos seis últimos meses do ano passado, foi reduzido de R$ 889 milhões para R$ 857 milhões. A melhor saída para frear essa desvalorização, é efetivar a venda dos naming rights o quanto antes.

Por isso, semestre a semestre, o valor de mercado tem caído. Nos últimos seis meses de 2015, por exemplo, foi reduzido de R$ 889 milhões para R$ 857 milhões. Claro, se o clube conseguir vender os naming rights, isso pode ser revertido. “As estimativas de receitas para a Arena, informadas pelo FII, foram elaborados pelo Sport Club Corinthians.""