Um fato inusitado aconteceu na manhã desta terça-feira (27) na Rua do Peixe, em Chã do Pilar, na cidade do Pilar, na Grande Maceió. A população, revoltada com os problemas de abastecimento de água na região, cercou o carro da BRK Ambiental, empresa responsável pelo fornecimento, com três veículos e deixou o motorista sem saída.
LEIA TAMBÉM
Durante a gravação de um vídeo, para mostrar que o automóvel foi fechado na via, os moradores usaram uma faixa com a seguinte frase: "Esta rua encontra-se sem água há mais de 100 dias! Cadê a BRK? Cadê as autoridades? Rua esquecida, povo sofrento, água é direito, não favor!". Veja as imagens:
"Nós estamos há duas horas aqui. Já avisamos ao motorista que a gente só libera depois que vier alguém responsável pela BRK para que resolva a situação. Desde janeiro, está assim. São mais de 100 dias, são mais de 200 famílias afetadas", disse o morador identificado como Alan, em entrevista por telefone ao TNH1, às 10h30.
"Eles vêm aqui e sempre dizem que o poço não tem água, mas nada resolve. Falaram que é um problema que só vai ser resolvido em 2027. E a gente vai ficar sem água até lá?", continuou o morador.
O TNH1 entrou em contato com a BRK; leia a resposta na íntegra:
A BRK informa que os poços PI-29 e PI-30, de responsabilidade da Casal, passaram por paralisação nos últimos dias - o que afetou a distribuição de água na localidade. Neste fim de semana, a estrutura do poço PI-30 voltou a operar, mas o PI-29 permanece inativo. A equipe técnica está atuando para confirmar a situação e avaliar a melhor alternativa para restabelecer o funcionamento da unidade com a maior brevidade possível.
Enquanto isso, a BRK tem disponibilizado caminhões-pipa como medida emergencial para atender à população.
O que diz a lei de trânsito
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz que impedir um motorista de sair de uma rua pode ser considerado uma infração de trânsito grave, dependendo das circunstâncias.
O CTB prevê punições para quem obstrui ou impede o trânsito, incluindo multas e até mesmo a retenção do veículo.
LEIA MAIS
+Lidas