Alagoas

Semarh alerta para chuvas fortes e risco de alagamentos neste fim de semana

As condições climáticas devem permanecer desta forma até a próxima terça-feira (17)

TNH1 com Agência Alagoas | 14/03/20 - 13h22
Cortesia ao TNH1 | No último dia 20, Maceió registrou vários pontos de alagamentos, após chuvas fortes.

A Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso meteorológico para a ocorrência de volume de chuvas moderadas a forte, com pancadas intensas em pontos isolados que podem atingir o Litoral alagoano, Zona da Mata e Baixo São Francisco a partir da noite deste sábado (14). Ainda segundo o aviso, as condições climáticas devem permanecer desta forma até a próxima terça-feira (17).

No último dia 20, após chuvas intensas, vários pontos de alagamento e muitos trantornos foram registrados em Maceió. Dos 75 milímetros previstos para fevereiro, choveu naquele dia cerca de 50 milímetros, um volume considerado alto.

Nas outras regiões, alagoanas, a previsão é de chuvas fracas a moderadas, intercaladas com períodos de tempo seco. De acordo com o Aviso, essas chuvas previstas, em um primeiro momento, não devem trazer riscos de transbordamento nos principais rios do Estado e também não devem impactar nos níveis das lagoas, no entanto, pancadas intensas podem provocar alagamento em áreas vulneráveis, com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas.

Ainda segundo o aviso, a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. A previsão do tempo pode ser conferida diariamente em http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao, bem como no aplicativo “Semarh Tempo Alagoas”, disponível para a plataforma Android e iOs.