A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) divulgou, na tarde desta segunda-feira (22), um novo alerta para a continuidade de fortes chuvas nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco. O alerta de cor vermelha, classificado como "perigo", valido até esta quarta-feira (24), pode se estender até o final se semana.
O órgão ainda alertou para atenção especial nas regiões ambientais do Litoral e Baixo São Francisco do Estado de Alagoas, especialmente na região metropolitana de Maceió, onde vários locais já acumularam mais de 200 mm nas últimas 96 horas.
Em entrevista ao TNH1, o meteorologista da Semarh, Henrique Mendonça, disse que a previsão indica uma diminuição das chuvas entre amanhã e quarta-feira (24), porém o volume deve aumentar na madrugada desta quinta-feira (25).
"As chuvas devem aumentar diminuir a intensidade nesta terça e quarta-feira, porém isso deve mudar ainda na noite de quarta e madruga de quinta. A previsão é de chuva até o fim de semana", explicou o meteorologista.
Riscos à população -
- Há risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos;
- Alto risco para deslizamentos em áreas de encosta;
- Podem ocorrer acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, incluindo região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco;
- Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
Até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do Estado de Alagoas.