Alagoas

Semarh disponibiliza EPIs para municípios atingidos por manchas de óleo

Ascom Semarh | 16/10/19 - 16h18
Adema / Governo de Sergipe

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), disponibilizará, nesta quinta-feira (17), quites de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), aos municípios do litoral alagoano, para que possam otimizar a coleta do óleo que tem atingindo as praias alagoanas nos últimos dias.

Os primeiros quites serão levados ao município de Japaratinga, onde foi registrado uma grande quantidade de óleo na praia do município, na última terça-feira (15). Dentre os equipamentos que serão disponibilizados para a retirada do material encontrado na praia, estão ciscadores, pás, bombonas plásticas, carros de mão, botas, luvas, peneiras e mascaras de proteção, para que a remoção seja feita de forma adequada sem oferecer risco aos trabalhadores.

Somado aos trabalhadores dos municípios, um mutirão com mais de 100 pessoas  envolvendo servidores da Semarh, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), do Corpo de Bombeiro e de outros órfãos  e ONGs se farão presentes para auxiliar na limpeza das praias da cidade.

No final da tarde, desta quarta-feira (16), o Grupo Técnico de Acompanhamento (GAT) fará mais uma reunião para fazer um balanço das ações destes últimos dois dias e traçar mais um plano de atividades futuras.

O GTA é formado por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitania dos portos. Contando ainda com o apoio das secretarias de meio ambiente dos municípios atingidos.