Economia

Seminário debateu empreendedorismo em Maceió nesta terça-feira, 1º

01/12/15 - 15h34

Maceió Mais Empreendedor: seminário debate empreendedorismo (Crédito: Secom Maceió)

Maceió Mais Empreendedor: seminário debate empreendedorismo (Crédito: Secom Maceió)

Centenas de empreendedores da cidade de Maceió se reuniram nesta terça-feira (01) no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit) para participar do Seminário Maceió Mais Empreendedor. O evento integra a programação dos 200 anos da capital alagoana e é promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) em parceria com o Sebrae Alagoas e com o apoio do Unit.

Seminário Maceió Mais Empreendedor. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Seminário Maceió Mais Empreendedor.

Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió


O encontro discutiu o cenário do empreendedorismo local para incentivar o crescimento dos pequenos negócios. O prefeito Rui Palmeira participou da abertura do seminário. “É importante incentivar o empreendedorismo e também a atração de novos empreendimentos para Maceió e a Prefeitura tem trabalhado nesse sentido. O pequeno negócio, a economia solidária e a chamada economia criativa surgem como janela de oportunidades em período de crise”, disse.

Rui também comentou que a Prefeitura tem se preocupado em fomentar a geração de renda em diversas áreas. “Além de incentivar o pequeno empreendedor, que é o que mais emprega pessoas em Maceió e no estado de Alagoas, temos como exemplo a instalação da empresa italiana de Call Center, a Almaviva, que emprega 6.500 pessoas, sobretudo mulheres e jovens em seu primeiro emprego e em fevereiro deve chegar a oito mil pessoas empregadas. Na semana passada autorizamos a construção de mais um hotel na orla que vai gerar novos postos de trabalho e incentivamos a instalação do Centro de distribuição da Ambev no Benedito Bentes”, afirmou.

Além da abertura oficial, a programação contou com o painel Maceió Mais Empreendedor com palestras de grandes nomes do campo da economia no Estado. Durante a tarde, as atividades seguiram com as salas temáticas: Economia Solidária e desenvolvimento local, Economia Criativa um mercado de oportunidades, Educação Empreendedora e os desafios de mercado.

Seminário Maceió Mais Empreendedor. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Seminário Maceió Mais Empreendedor.

Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió


A gestora da Semtabes, Solange Jurema, enfatizou que o objetivo, com este evento, é conhecer melhor a realidade dos empreendedores nos bairros do Maceió, aprimorar o trabalho e traçar perspectivas dando possibilidades àqueles que não têm renda fixa, mas tem um tipo de habilidade e que podem desenvolvê-la.

“Em tempos de crise, o que segura o Brasil são os pequenos empreendedores. Sabemos que 98% das empresas brasileiras são médias, micro, pequenas e nano. Apenas 2% são grandes. Apesar de toda a crise, é esse povo que trabalha e que dá o seu suor, que é criativo e empreende que faz com que o Brasil não pare”, pontuou Solange. A secretária também relembrou que a Prefeitura tem atuado com as Salas do Empreendedor em três bairros e que dão assistência total a esse público. Além disso, a Semtabes trabalha com 80 grupos de economia solidária presentes em 24 bairros de Maceió.

Roberval Cabral, diretor administrativo financeiro do Sebrae Alagoas, traçou um panorama da economia local salientando a importância dos temas tratados no seminário. “Há cerca de 10 anos contabilizávamos 32 mil empresas de pequeno porte em Alagoas e hoje contabilizamos quase 144 mil negócios formalizados de micro e pequeno porte, representando quase 94,5% das empresas ativas no estado e quase 22% do Produto Interno Bruto alagoano. Respondendo ainda por mais de 60% das pessoas ocupadas. Isso representa uma participação cada vez mais crescente na geração de riquezas do nosso estado”, enumerou.

Ângela Araújo levou um grupo de mulheres empreendedoras, residente na Ponta Grosssa,  que ela coordena por meio do trabalho na ONG O Consolador. “Nós estamos aqui, justamente para aprender a apreender. Nossas mulheres tiveram um curso básico de formação em panificação e gostaríamos que elas fossem empreendedoras abrindo o seu próprio negócio ou mesmo trabalhando de forma comunitária, de forma associativa”, ressaltou. Para ela, o seminário surgiu em um momento bem oportuno. “Já temos um projeto encaminhado, esperamos que elas possam se fortalecer para estruturarmos nossa padaria social”, complementou.

O evento também contou com a participação da vice-reitora do Unit, Edriene Teixeira, compondo a mesa e do secretário municipal de Planejamento, Messias Costa, que mediou o Painel Maceió Mais Empreendedor. Os secretários Antônio Moura (Esporte e Lazer), Gustavo Novaes (Finanças), Celiany Rocha (Assistência Social) e Adriana Toledo (Gabinete do Prefeito).



Fonte: Secom Maceió