Contextualizando

Senador e deputado são condenados a indenizar primeira dama de Maceió

Em 7 de Agosto de 2025 às 14:15

Jornalista Davi Soares, no portal "Diário do Poder":

"Ofensas contra a honra levaram o ministro dos Transportes e senador licenciado, Renan Filho (MDB-AL), a ser condenado pela Justiça de Alagoas a pagar uma indenização de R$ 50 mil para reparar danos morais sofridos pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o 'JHC' (PL), e pela primeira-dama Marina Candia. A sentença é resultado de uma madrugada aterrorizante que a esposa de JHC denunciou ter passado em 31 de outubro de 2022, enquanto cuidava da bebê do casal.

Na ocasião, Renan Filho resolveu celebrar a vitória do presidente Lula (PT) gritando palavras injuriosas e difamatórias contra o prefeito, em cima de um trio elétrico, diante do prédio do casal, na capital alagoana. Além do ministro, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) também foi condenado a pagar R$ 50 mil a JHC e à sua esposa, na mesma sentença do juiz Jamil Amil Albuquerque de Hollanda Ferreira.

O magistrado considerou como gravíssimo o dano moral gerado pela atitude dos réus, diante da importância da honra no âmbito do serviço público e da proporção que o fato tomou, ao ter sido propagado nas redes sociais, sem haver dúvidas sobre a angústia vivenciada. 'Restou nítido o intuito dos réus de desqualificar os autores e de perturbar-lhes o sossego', concluiu o juiz.

A primeira dama relatou momentos de terror ao se sentir ameaçada por gritos de 'vai morrer', na ocasião dos ataques ofensivos de Renan Filho e Rafael Brito a JHC, acompanhados do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), no final do 2º turno. Marina Candia estava sozinha em casa, com a filha chorando, e desesperou-se ao ver seu prédio cercado por apoiadores fazendo ameaças em coro, em meio aos ataques dos maiores opositores de seu marido.

'Acabamos de receber ameaças do Renan Filho e Paulo Dantas, em frente à minha casa, às 02:51 da manhã. Estou com minha bebê de 1 ano, que chorou por 60 minutos seguidos, enquanto ele nos ameaçavam. Foram momentos mais aterrorizantes de minha vida. Peço que Deus guarde minha família de todo mal. Porque o medo imperava no sertão. Agora está por toda Alagoas. Estou com muito medo. Mas não serei silenciada nunca', denunciou a primeira-dama da capital alagoana, nas redes sociais, no dia dos ataques."

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas