Durante audiência pública promovida pela comissão de senadores e deputados federais que analisa a medida provisória que instituiu o Plano Brasil Soberano, o senador Fernando Farias (MDB-AL) manifestou preocupação com a efetiva chegada de auxílio aos pequenos produtores rurais prejudicados pelo "tarifaço" imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras.
LEIA TAMBÉM
Relator da comissão, Farias explicou que entrou em contato com o Banco do Nordeste, para discutir a implementação desse auxílio., e também ipediu o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Na audiência púbçica, Fernando Farias questionou:
"A medida provisória do governo foi muito boa e nós temos dinheiro para proporcionar isso [a ajuda aos pequenos produtores rurais]. Agora, como chegar no pequeno produtor rural?"
A MP 1.309/2025, editada pela Presidência da República em agosto, tem o objetivo de socorrer as empresas prejudicadas pelas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros. Entre as várias ações previstas nessa medida provisória está a abertura de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para exportadores.
Em termos práticos, os efeitos da Medida Provisória ainda não chegaram aos pequenos produtores rurais, daí a manifestação do senador alagoano cobrando a liberação dos recursos.
LEIA MAIS
+Lidas