Carnaval

Seresteiros da Pitanguinha: 14ª edição do tradicional baile acontece nesta sexta

10/02/17 - 08h35 - Atualizado em 10/02/17 - 08h37
Bailepitanguinha.com.b

As prévias carnavalescas de Maceió já começaram e o tradicional Baile de Máscaras Seresteiros da Pitanguinha acontecerá no Centro de Convenções nesta sexta-feira (10) às 22h. 

Esta é 14ª edição do baile, que faz com que Alagoas entre no calendário nacional das festas de Momo, acontecerá pela décima primeira vez no Pavilhão do Centro de Convenções de Maceió, e contará com a apresentação da mais importante orquestra de frevo do Brasil, a SPOK Frevo de Recife.

Em sua 14 ª edição, O Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha tomará conta do Pavilhão do Centro de Convenções de Maceió no dia 10 de fevereiro de 2017. Com o tema “Alagoando – 200 Anos de Arte, Cultura e Carnaval, o baile vai homenagear a independência do Estado da capitania de  Pernambuco. 

Este ano, os foliões vão festejar o aniversário de nossa terra com muito confete e serpentina mais uma vez ao som dos Seresteiros da Pitanguinha e da mais importante orquestra de frevo do Brasil, a SPOK Frevo do Recife. O tema escolhido é um louvor à Alagoas e faz alusão ao hino do estado, que se refere a nossa terra como “Estrela Radiosa”. A intenção é exaltar o povo, as riquezas naturais e tradições de uma terra formada pela mistura cultural de ancestrais índios, negros, holandeses, franceses e portugueses.

Os homenageados da vez são personalidades com comprovada contribuição  para a cultura do Estado, como: Eliana Cavalcanti (ballet), Selma Brito (música), Gonzaga Leão (literatura), Ovídio Gurgel (carnavalesco). Todos são citados na bela composição Alagoando, de autoriza do pitangueiro Alfredo Gazzaneo. 

Em sintonia com a nova ordem mundial, onde reaproveitar e reciclar materiais são verbos que devem ser conjugados com todo fervor, o Baile 2017 terá a sua decoração confeccionada com base em adereços utilizados em outros carnavais. Quem comanda a trupe que está trabalhando para fazer o salão um verdadeira galeria de arte é Myrna Maracajá, artista plástica e ilustradora pernambucana de talento incontestável, que há 2 anos voltou a morar em terras caetés.  

O Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha acontece há 13 anos e é único no Brasil e no Mundo. A festa é motivo de orgulho e colocou Alagoas no calendário nacional das folias de Momo. Inovador e ousado, o projeto resgata o clima dos antigos carnavais, com suas fantasias e o lirismo das marchinhas, frevos e sambas, emocionando foliões de todas as idades e classes sociais.

 

XIII BILE DE MÁSCARAS DOS ERESTEIROS DA PITANGUINHA

XIV BAILE DE MÁSCARAS DOS SERESTEIROS DA PITANGUINHA

Local: Centro de Convenções de Maceió

Data: 10 de fevereiro

Abertura da casa: 22h

Atrações: Seresteiros da Pitanguinha / Maestro Spok e Orquestra Recife 

Para conhecer toda a história do Seresteiros, acesse aqui a página oficial.