Televisão

Série Novos Idosos: compartilhamento entre gerações e amor na 3ª idade; assista

Eberth Lins com TV Pajuçara | 28/10/21 - 15h44
Foto: Reprodução / TV Pajuçara

Nesta quinta-feira (28), o Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara / Record TV, exibiu a segunda reportagem da série especial Novos Idosos, que traz uma atualização do cenário que vivem os idosos do século 21. A segunda parte da série mostra os valores compartilhados entre os idosos e suas respectivas famílias e na vida amorosa na terceira idade. Para contar essa história o repórter Netto Motta conversou com a senhora Maria José, matriarca de uma família evangélica que faz questão de compartilhar ensinamentos cristãos com a filha, neta e bisneta, ao tempo que reforça a importância de respeitar a geração de cada uma.

A reportagem também ouviu a psicóloga Solange Guastaferro, que falou da importância da manutenção de uma rede de apoio para o bem-estar das pessoas idosas. "O ser humano é um ser social, ele não vive sozinho. Todos os idosos precisam ter uma rede de apoio ou de familiares ou de amigos mais próximos para que tenham uma melhor qualidade de vida", pontuou.

A parceria que já dura meio século do casal Cícera Maria dos Santos, de 73 anos, e Manoel, de 92 anos, também foi contada na reportagem. "Nós somos felizes. Estamos juntos, em paz. Nunca separamos e agora só quem separa é Deus quando levar um ou outro", disse Cícera orgulhosa da relação amorosa que construíram aos longo dos anos, mesmo com as dificuldades impostas pela idade.  "Dou café, comida, troco roupa de cama", disse falando sobre os cuidados com o amado.

A série Novos Idosos conta com produção de Handson Holanda, imagens de José Pereira e Vasni Soares, edição de texto de Adriana Machado e edição de imagens de Renne Alves e Pablo Suassuna. Veja a segunda reportagem na íntegra:

Assista tembém ao 1º episódio da série

Na  primeira reportagem, o repórter Netto Motta conta a história do senhor Olival Beto da Silva, de 63 anos, que segue trabalhando no Mercado da Produção, em Maceió, para manter a família. Ele é vendedor de limão e diariamente faz o transporte de cerca de 400 kg da mercadoria, utilizando somente da força braçal. Ao repórter, Olival revelou sonhar com tempo e dinheiro para cuidar da saúde.

A reportagem também ouviu a consultora organizacional de Recursos Humanos, Célia Maria Leite Lama, que falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas idosas no mercado de trabalho. "O idoso não tem nenhuma vantagem no processo seletivo. Às vezes não sabem nem como se portar numa seleção", pontuou frisando, no entanto, que a pessoa idosa no geral está sempre preparada para lidar com preconceitos.

A reportagem também trouxe dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Diese, que se contextualizam com a história da Dona Zara da Fonseca, idosa que mora com três filhos e tem no benefício a única fonte certa para o sustento do lar. "A gente vai lutando pela sobrevivência", disse ela. Confira: