Geral

Servidores de Maceió encerram greve após quase 120 dias

Redação com assessoria | 14/11/18 - 08h50 - Atualizado em 14/11/18 - 08h54
Fim da greve foi votado em assembleia geral | Ascom Sindspref

Após 119 dias, os servidores da Prefeitura de Maceió anunciaram o fim da greve e o retorno dos serviços na totalidade a partir desta segunda-feira (19). O encerramento da greve foi decidido ontem (13) em assembleia geral realizada no auditório do Sindicato dos Urbanitários.

Com a campanha, o Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió conseguiu reajuste salarial de 3%, sendo 2% implantado em agosto, retroagindo seus efeitos a junho de 2018, e 1% a ser implantado em outubro.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos do Munícipio de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref), o fim da greve marca também o início da campanha salarial para 2019.

“Não vamos aceitar as perdas salariais, vamos finalizar esta greve para iniciar uma nova campanha, cobrando os nossos direitos garantidos por lei e a data-base em janeiro”, pontua o presidente do Sindspref, Sidney Lopes.

Ainda esta semana, o Sindspref deve comunicaroficialmente o  fim da greve ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e a Prefeitura de Maceió. A categoria defendeu ao longo de quase quatro meses a reposição salarial anual com data-base em janeiro e de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA).

A categoria pleiteou 15,41% referente às perdas da inflação acumulada dos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. “Apesar do reajuste ter ficado abaixo do pretendido, não saímos perdendo, muito menos desanimados, pois no início das negociações o prefeito Rui Palmeira disse que ia dar 0%. Mas a força do trabalhador e dos sindicatos possibilitaram o reajuste de 3% para 2018”, explica Sidney Lopes.