Justiça

Servidores podem doar tampas plásticas e auxiliar crianças e jovens com Síndrome de Down

Ascom TJ-AL | 03/09/19 - 23h46
Elias Ferreira, da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/AL, presidente Tutmés Airan e Tony Cabral, do Amor 21 | Caio Loureiro/Ascom TJ

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) está arrecadando tampas plásticas para serem doadas ao Instituto Amor 21, que presta assistência a pessoas com Síndrome de Down e seus familiares. Os pontos de coleta ficam no hall e na lanchonete do TJAL. Também deverá ser disponibilizado coletor na lanchonete que fica no Fórum do Barro Duro.

Servidores e demais interessados podem entregar tampas de garrafas PET, de shampoo, esmalte, detergente, amaciante e água sanitária, além de válvula de desodorante e tampas de leite e suco. “É uma ajuda simples, mas que pode fazer a diferença”, disse o presidente do TJAL, Tutmés Airan.

A campanha “Tampinha Legal” surgiu em 2016, no Rio Grande do Sul. De lá para cá, já foram coletadas 144.661.465 tampas plásticas, em diversas cidades do país.

De acordo com o representante do Amor 21, Tony Cabral, o material será entregue às fábricas e, com o dinheiro arrecadado, a instituição investirá em serviços como terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia para crianças e adolescentes com Síndrome de Down.

“A gente pega essas tampinhas, separa por cor e entrega para a fábrica. Eles pagam e refazem as tampinhas. É o que chamam de círculo virtuoso do plástico”, explicou Cabral, ressaltando que a ação também contribui com o meio ambiente.

Mais informações sobre a campanha e outros pontos de coleta em Maceió podem ser conferidas aqui.

Lanchonete na sede do TJ-AL é um dos pontos de coleta das tampas (Crédito: Caio Loureiro/Ascom TJ)