Saúde

Sesau confirma 18 casos de microcefalia registrados em Alagoas durante 2015

23/11/15 - 19h02

 (Crédito: Imagem ilustrativa)

(Crédito: Imagem ilustrativa)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou em nota nesta segunda-feira, 23que o número de casos de microcefalia registrados no Estado em 2015 subiu de três para dezoito após a declaração de estado de emergência feita pelo Ministério da Saúde (MS).

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Sesau, o aumento no número de registros se deu após notificações realizadas pelos municípios ao Centro de Informações Estratégicas da Vigilância a Saúde (Cievs/AL).

Na nota, a Sesau informa que três casos já haviam sido notificados, subindo para sete até o dia 19 de novembro, e para dez no dia 20. “E de sexta para cá, houve mais oito registros, chegando ao total de dezoito casos”, afirmou a assessoria do órgão, que explicou que houve um “equivoco de digitação na redação da nota”, que será atualizada em breve.

Os três primeiros casos haviam sido registrados em Arapiraca, Canapi e Girau do Ponciano, e os demais foram notificados pelos municípios de São José da Tapera (quatro), Maceió e Santana do Ipanema (três) e Arapiraca, Chã Preta, Coqueiro Seco, Japaratinga e Pariconha (um caso cada).

“A microcefalia não é de notificação compulsória”, explicou a assessoria. “A Sesau só pode investigar quando o caso está notificado no sistema [Cievs/AL], e quem faz estes registros são os próprios municípios”, completou.

Na última sexta-feira (20), a secretária de Saúde Rozangela Wyszomirska participou de uma reunião em Salvador com secretários de outros Estados, ocasião em que foi solicitada ajuda ao Governo Federal no combate à microcefalia. “Estamos muito preocupados com os casos de arbovirores e os casos de microcefalia, que estão nos deixando extremamente angustiados”, afirmou a secretária.

Os registros e notificações de casos podem ser feitos diretamente ao Cievs/Ses/ AL através do telefone 98882-9752, do e-mail notifica@saude.al.gov.br e do site www.resp.saude.gov.br.