Nordeste

Shoppings e igrejas estão em 1ª fase de reabertura em Salvador

Correio 24 horas | 07/07/20 - 23h26
Divulgação

O plano de retomada das atividades de Salvador foi anunciado em coletiva nesta terça-feira (7) com o prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa. As equipes municipais e estaduais trabalharam juntas na criação do protocolo. 

A retomada consiste em três fases. Além disso, cada atividade terá restrições próprias. Shoppings, templos e igrejas, comécios de mais de 200 m² e drive-ins serão os liberados nesta primeira etapa, ainda sem data definida, já que depende das taxas de ocupações de leitos (veja abaixo).

Os shoppings devem funcionar de segunda a sábado, das 12h às 20h, presencial e com drive thru. Alimentação terá somente delivery e retirada, ou seja, não vai ter praça de alimentação. Há determinação para a capacidade - as áreas comuns devem ter uma pessoa a cada 9 metros quadrados. Lojas devem ter uma pessoa a cada 5 metros quadrados.

Templos e igrejas terão funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 20h. Domingo não haverá restrição de horário. A capacidade deve ser de 20% do espaço ou 50 pessoas - o que for maior. Será preciso usar máscaras e manter afastamentos. Ficam proibidas atividades em escolas, aulas e reuniões, além de espaços para crianças.

Os estabelecimentos de rua com mais de 200m² poderão funcionar de segunda a sexta, das 10h às 16h. A operação poderá ser presencial ou com drive thru. A capacidade deve respeitar o limite de 1 pessoa a cada 9m², o estacionamento com ocupação máxima de 50% a partir de 10 vagas. Os locais devem oferecer atendimento prioritário a pessoas dos grupos de risco, exigir uso de máscara e afastamento das pessoas. Eventos presenciais em lojas ficam proibidos.

Já drive-ins só podem funcionar com autorização prévia da prefeitura. A operação só poderá acontecer dentro de veículos fechados - o serviço de alimentação deve ser dentro destes. Os carros terão distanciamento mínimo de 1,5 entre um outro. A venda de ingressos e pagamento de alimentação será exclusivamente on-line e a empresa que for organizar deve oferecer uma vila virtual para quem quiser usar o banheiro, evitando aglomeração.


A primeira fase da reabertura prevê ocupação de menos de 75% dos leitos de UTI exclusivos para a covid-19. A fase 2 começa quando essa taxa chegar a menos que 70% e a 3 quando for menor que 60%. Sempre deve-se manter essa taxa por cinco dias para que a fase tenha início. Atualmente, a taxa de ocupação de UTIs exclusivas para covid-19 está em 79%.

"As decisões são técnicas, acompanham os critérios científicos. Não é a minha vontade como gestor, a vontade do governador. A nós cabe mediar", explicou Neto."O foco é assegurar que não haja falta de leito hospitalar para atender a todos os pacientes que precisem". Educação, futebol profissional, praias e parques públicos, além de desmais espaços do tipo, estão sendo analisados à parte.

O governador destacou também que os leitos são a principal medida. "O parâmetro que nós vamos utilizar, e estamos utilizando para todo estado, é o da capacidade do poder público de ofertar leitos e unidades de saúde", afirmou Rui. "O que prefeito, governador, podem fazer é garantir unidade de saúde para as pessoas serem atendidas. A partir daí é a ciência, a medicina, Deus, quem vai ajudar. O nosso parâmetro é de leitos hospitalares", afirmou.

A retomada das atividades deve ser gradual e progressiva, em ciclos de 14 dias, para preservar a capacidade do sistema. Serão observadas orientações da Organização Mundial de Saúde e pelos comitês da Prefeitura e Governo. Qualquer medida de flexibilização será precedida de protocolos, com adaptação de ambientes de trabalho, garantindo precaução no transporte dos trabalhadores. Todos os resultados serão monitorados para permitir reação rápida, se necessária.

O prefeito anunciou que com ajuda do governo vai aumentar em 75 leitos de UTI para covid-19 em Salvador. A prefeitura vai disponibilizar os respiradores e ajudar nos custos para instalar 25 leitos no hospital de campanha na Arena Fonte Nova. Ele destacou também que serão disponibilizados 350 leitos clínicos para tratamento de pacientes com problemas respiratórios, e a efetividade do Salvador Protege, que rastreia o coronavírus após novas pessoas serem infectadas.

Leitos

Rui Costa falou também da reunião que fez com prefeitos da Região Metropolitana de Salvador, com as ações conjuntas tomadas até domingo. "Vamos cuidar da Região Metropolitana como um todo", disse, salientando que a maior parte dos leitos fica na capital. Ele falou também do trabalho para ampliar as ofertas de leitos em cidades do interior.

Neto afirmou que todas as medidas adotadas até agora ajudaram a manter o isolamento social acima de um patamar médio de 45%. "Nos últimos dias vimos cenas de relaxamento que são inapropriadas para o momento", criticou. "Foi decisivo para que até então não tivessemos colapso no sistema de saúde".

Segundo dados de ontem, Salvador tem 67,7% dos leitos clínicos ocupados e 79,5% dos leitos de UTI ocupados. "Entramos em uma estabilidade, mas com taxas elevadas", diz Neto.