Polícia

Sindicato inspeciona presídio em Maceió após denúncia de condições precárias

TNH1 | 15/08/22 - 09h29
Cortesia ao TNH1

O Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Alagoas (Sinasppen) realizou, na manhã desta segunda-feira, 15, uma inspeção no presídio Baldomero Cavalcanti, no complexo prisional de Alagoas, em Cidade Universitária, para identificar possíveis irregularidades nas condições de trabalho dos policiais na unidade.

Segundo o presidente do Sinasppen, Vitor Leite, problemas estruturais já foram encontrados no início da fiscalização. "O esgoto está totalmente estourado, as celas estão em péssimas condições. Uma estrutura de trabalho totalmente precária. O policial penal fica aqui jogado, sem efetivo, sem estrutura física, sem alimentação adequada, enquanto o governo gasta milhões em prol das empresas de cogestão", destacou Leite. 

Ainda de acordo com o presidente do Sinasppen, as condições de serviço dos policiais, denunciadas pelo sindicato, são precárias há anos. "Além das péssimas condições de alimentação, tem a questão da estrutura física do Baldomero, que é um problema histórico. Não é por falta de dinheiro, e sim de interesse, visto que está se gastando mais de R$ 150 milhões em construção de presídio e reforma de outras unidades. Não vamos admitir que a prática ilegal perdure no estado de Alagoas", confirmou.

Vitor Leite informou que oito policiais penais atuam no presídio e que o resultado da inspeção será anexado em documento para envio ao Ministério Público do Estado de Alagoas, que vai ser informado sobre as denúncias oferecidas pela entidade. 

A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) ainda não se pronunciou sobre a vistoria realizada pelos representantes dos agentes penais.