Trânsito

SMTT registra aumento do número de infrações em ciclofaixas de Maceió

15/11/15 - 15h20

SMTT registra aumento do número de infrações em ciclofaixas de Maceió (Crédito: Secom Maceió)

SMTT registra aumento do número de infrações em ciclofaixas de Maceió (Crédito: Secom Maceió)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem constatado um aumento de infrações cometida por motoristas que transitam na ciclofaixa. Durante uma fiscalização, na Avenida Jucá Sampaio, no Barro Duro, na última quinta-feira (12), 68 veículos foram autuados. De janeiro deste ano até o início de novembro, 550 infrações já haviam sido registradas esse ano, enquanto no mesmo período do ano passado houve apenas 117 autuações pelo mesmo motivo.

De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro, ao transitar com veículo motorizado na ciclofaixa, o condutor fere o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que define a infração como gravíssima vezes três e estipula a multa de R$ 574,62, além do acréscimo de setes pontos para o infrator. “Esse é tipo de infração não só desorganiza o trânsito, mas também põe em risco a vida de ciclistas, que têm o direito de utilizar a ciclofaixa”, apontou.

Além das infrações referentes ao tráfego de veículos na ciclofaixa, as equipes de fiscalização da SMTT visualizaram o cometimento de outras 63 infrações, sendo a maior parte delas pelo não uso do cinto de segurança ou pelo uso de aparelho celular ao volante. “Paramos um veículo que transportava uma criança no banco da frente e, fora a atuação por ferir o artigo 168 do CTB, o condutor só foi liberado após regularizar a forma como transportava a criança”, acrescentou Calheiro.

Segundo do diretor, o único veículo recolhido ao pátio da SMTT durante a operação foi uma moto, pois o condutor infringiu o artigo 162, inciso I, do CTB, que obriga condutores a possuírem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir. Nesse caso, o valor da multa também é de R$ 574,62.