A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou que o número de mortos no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho aumentou para 60. A informação foi emitida pelo boletim do Corpo de Bombeiros às 09h30 desta segunda-feira (28). 292 pessoas ainda continuam desaparecidas e 192 já foram resgatadas.
19 pessoas foram identificadas pelas famílias. Os corpos que estão sendo resgatados estão sendo levados para o IML.
O tenente-coronel Flávio Godinho, porta-voz da Defesa Civil, explicou que a instituição está trabalhando junto com o Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar para que haja ainda hoje uma lista unificada com os nomes das vítimas.
"A duplicidade de listas traz desconforto para as famílias. Isso é preocupante porque estão aparecendo listas não oficiais informando ao ente que a vítima ainda está desaparecida e outras mostrando que ela já foi localizada. Os órgãos têm o zelo de fazer uma lista oficial e, por isso, a demora na captação dos nomes", disse.
Sobre as chances de encontrar sobreviventes, Godinho afirma que as equipes trabalham com essa possibilidade, mas que as características do desastre dificultam esse trabalho e a possibilidade de encontrar desaparecidos com vida.
Tropas israelenses chegaram na manhã desta segunda-feira (28) em Brumadinho para ajudar nas buscas e estão utilizando rastreadores de sinais de celular e sonares para encontrar corpos e sobreviventes.
*Estagiária sob supervisão da editoria