Geral

Sobe para 76 o número de mortos em queda de avião da Chapecoense

29/11/16 - 09h04

As buscas por sobreviventes da queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para a Colômbia, nesta terça-feira (29), estão prestes a serem encerradas. O número de mortos foi fechado pelas autoridades em 76, depois que um dos jogadores resgatados com vida, o goleiro Danilo, herói da classificação à final da Copa Sul-Americana, morreu no hospital.

O avião caiu nas proximidades de Medellín, pouco antes de chegar ao destino. A aeronave, da companhia aérea Lamia, da Venezuela, tinha 81 pessoas à bordo.

Cinco pessoas sobreviveram, sendo três jogadores do clube de Chapecó: o lateral Alan Ruschel, o goleiro reserva Jakson Follmann e o zagueiro Hélio Zampier Neto, esse que só foi considerado vivo horas após o acidente. Também sobreviveram o jornalista Rafael Henze e a comissária Ximena Suárez.

A aeronave tinha 81 pessoas a bordo, sendo 72 passageiros e 9 tripulantes, de acordo com a agência da Aeronáutica Civil colombiana. 

No avião estavam também jornalistas da Fox Sport e da Rede Globo entre eles o ex-jogador Mário Sérgio Pontes de Paiva, comentarista esportivo da Fox. 

O time brasileiro, rival do Palmeiras no fim de semana na partida que deu ao time paulista a conquista do título nacional, faria o primeiro confronto da decisão da Copa Sul-Americana com o Atlético Nacional, quarta-feira. 

A Confederação Sul-Americana já cancelou a partida e se colocou à disposição dos envolvidos. Uma das possibilidades é o avião ter sofrido pane elétrica. Os sobreviventes estão sendo levados para dois hospitais da região próxima ao aeroporto Jose Maria Córdoba, em Rionegro, nas imediações de Medellín, um deles é o San Juan de Dios.

De acordo com a imprensa local ainda, o avião perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (1h15 de Brasília). O SOS foi emitido entre as cidades de Ceja e Lá Unión. O avião, de matrícula CP2933, fez uma parada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, depois de decolar do Brasil. As primeiras vítimas resgatadas já foram levadas para o hospital. 

Alan e Danilo, ambos da Chapecoense, teriam sido os primeiros a serem resgatados. Na emergência do voo, o piloto teria aberto os tanques de combustível para evitar a explosão da aeronave na queda. A região do acidente é montanhosa. O avião teria caído há apenas 25 quilômetros da cabeceira da pista do aeroporto de destino.