Brasil

Sobrevivente de desmoronamento em gruta lamenta morte de 9 colegas: 'queria que estivessem aqui'

G1 | 03/11/21 - 14h48
Joyce Carolina da Silva / Reprodução

Sobrevivente do desmoronamento na Gruta Duas Bocas, em Altinópolis (SP), no fim de semana, o bombeiro civil Walace Ricardo da Silva confirma, em um vídeo gravado pela família e que circula nas redes sociais, que está bem, apesar das diversas lesões que sofreu pelo corpo. Na mensagem, feita de dentro do hospital, ele também lamenta a morte dos companheiros de trabalho. "Estou bem gente, estou respondendo aos resultados dos exames e queria agradecer mais uma vez a oração pra mim, pelos meus amigos que se foram. Queria que eles estivessem aqui junto comigo, tendo essa oportunidade que eu tive", afirma.

Internado na unidade de emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), Walace foi o único entre os completamente soterrados que foi retirado com vida após o incidente no domingo (31), durante um treinamento de resgate realizado com bombeiros civis. Outras nove pessoas morreram. São cinco homens e quatro mulheres, que foram sepultados em cemitérios de Batatais (SP), Altinópolis, Sales Oliveira (SP) e Monte Santo de Minas (MG).

Parcialmente soterrado, o bombeiro civil Antônio Marcos Caldas está internado na Santa Casa de Batatais (SP). Segundo informações apuradas pelo G1 e pela EPTV na manhã desta quarta-feira (3), ele apresenta quadro clínico estável, mas reclamando de dores e sem previsão de alta.

A gruta segue interditada, e o caso é investigado pela Polícia Civil, que deve ouvir nos próximos dias os responsáveis pela escola Real Life, que realizava o treinamento com o grupo. Inicialmente, o caso foi registrado como homicídio culposo e lesão corporal culposa, quando não há intenção.

Em comunicado, a empresa confirmou que o treinamento chegou a ser cancelado em função da forte chuva ainda na noite do sábado (30), que, em função da intensidade da precipitação, o grupo precisou ficar abrigado na gruta até que pudesse subir em segurança e com os equipamentos, mas acabou surpreendido pelo desmoronamento na madrugada do domingo (31).

Bombeiro fala sobre recuperação - No vídeo gravado de dentro do HC-UE, Walace relata que teve ferimentos nos braços, no pulso e nos pés, que ficaram prensados pelas pedras no desabamento da gruta, mas que está conseguindo se recuperar das lesões. "Estou me recuperando. Eu machuquei o braço, quebrei o pulso, meu braço ficou prensado também, estou recuperando, os meus pés ficaram também sob as pedras lá, não estava tendo circulação no sangue, então meus pés incharam, teve que fazer uns cortes para poder essa circulação", afirma.

Ele também agradeceu pelas orações, lamentou a perda dos colegas e prometeu estar em breve de volta às atividades profissionais. "Rezo pra eles, pra eles estarem em um lugar bom. Logo estou na ativa de volta aí", diz. Procurado, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto confirmou que Walace segue internado, mas não deu detalhes sobre os procedimentos médicos.