Mundo

SpaceX faz terceiro lançamento em 36 horas durante fim de semana agitado

Olhar Digital | 19/06/22 - 18h30
Arquivo/Craig Bailey/Florida Today

A SpaceX está tendo uma semana cheia e a prova disso veio neste domingo: a empresa de Elon Musk conseguiu completar o terceiro lançamento em 36 horas, um feito notável que mostra a evolução da capacidade da companhia nos últimos anos. 

Neste domingo (19), um foguete Falcon 9 de dois estágios foi lançado da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. O voo foi para colocar no espaço um comunicação para a empresa Globalstar. O Falcon 9 é um foguete reutilizável e, cerca de 10 minutos após a decolagem, o primeiro estágio voltou para a Terra e pousou em uma plataforma estacionada no Oceano Atlântico.

Lançamento da SpaceX

Esse foi o terceiro lançamento da SpaceX nas últimas horas. Ontem (18), a companhia de Musk lançou um satélite de radar construído pela Airbus para os militares alemães da Base da Força Espacial Vandenberg, na Califórnia.

“SARah é um novo sistema de reconhecimento operacional composto por vários satélites e um segmento terrestre, que foi desenvolvido em nome da alemã Bundeswehr”, diz um comunicado da Airbus. “Como sistema sucessor, ele substitui o sistema SAR-Lupe atualmente em serviço e oferece recursos significativamente aprimorados e desempenho do sistema”.

Já na sexta-feira (17) foi a vez de colocar 53 de seus satélites de internet Starlink em órbita. Esse lançamento, inclusive, bateu recorde de lançamento de uma mesma unidade do Falcon 9, que foi utilizado 13 vezes até a ocasião. O lançamento de domingo foi o novo daquela unidade do foguete, que possui mais de uma em uso pela empresa.