Divulgamos segunda-feira, 27, neste blog, que em ranking divulgado pela ONG mexicana “Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal” das 50 cidades mais perigosas do mundo 10 são brasileiras e nove estão aqui no Nordeste – Manaus, no Amazonas, é a única cidade brasileira fora do Nordeste incluída no levantamento.
LEIA TAMBÉM
Maceió estaria ocupando a 36a posição e a 8a colocação das cidades mais violentas do Brasil, segundo a ONG, baseada em dados referentes ao ano de 2022.
A Secretaria de Segurança Pública, através do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), não desmente as informações, mas esclarece que Alagoas “vem numa curva decrescente desde 2015”, quando liderava o ranking de estados mais violentos do país, em estudo produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Nesse mesmo ano, 2015, Maceió foi avaliada por essa mesma ONG mexicana como a cidade mais violenta do mundo e agora figura em 36º lugar.
De 2012 a 2022, quando foi feita a última a avaliação, segundo a Secretaria de Segurança “os dados mostram uma redução de 46,5% no índice de criminalidade em Alagoas em 2022, sendo considerado o segundo melhor da série histórica. Em Maceió, na série histórica dos últimos 10 anos, a redução foi ainda maior no número de CVLI, de 52,4%, caindo de 806 em 2012, para 383 em 2022”.
Para o delegado Flávio Saraiva, titular da SSP/AL, “foi entre 2021 e 2022 que Alagoas conseguiu manter um patamar de estabilidade nos números e com redução de indicadores criminais.
“Alagoas não é o Estado mais violento do país e Maceió não é a capital mais violenta do país”, argumenta ele.
Saraiva ressalta que o Governo do Estado tem realizado muitos investimentos em viaturas, armamentos e equipamentos para a segurança pública, inclusive realizando concursos públicos.
LEIA MAIS
+Lidas