Conteúdo de Marca

Studio ou quarto e sala: conheça as diferenças entre esses dois tipos de imóvel

19/10/20 - 09h00

Por serem propostas muito similares, é comum que as pessoas não consigam decidir entre studio ou quarto e sala. No entanto, é importante você saber que há diferenças básicas entre eles, que interferem diretamente na divisão dos espaços e em seus usos. Por isso, cada um deles é indicado para situações específicas.

Sendo assim, conhecer as características próprias de cada um pode ser um passo fundamental na hora de escolher o melhor apartamento para viver. E, para ajudar nessa tarefa, abaixo explicamos as peculiaridades de cada tipo. Confira!

Studio

Planta de apartamento tipo studio do empreendimento Studio Design 2 - Tannat.
Foto: Delman / Reprodução


Muito populares em grandes metrópoles, os studios podem ter metragens entre 20m² e 50m². Geralmente, apresentam cozinha americana, integrada à sala, e podem ou não ter o quarto separado por uma divisão física. Por causa disso, sua principal característica é a integração entre os cômodos, que permite uma sensação de maior amplitude mesmo em um ambiente pequeno.

Pelo tamanho reduzido, os studios não costumam possuir área de serviço. Por isso, nesses casos, é importante avaliar os benefícios do condomínio para algumas funções do dia a dia que não poderão ser encontradas na área privativa.

Dessa forma, os apartamentos studio costumam estar localizados em empreendimentos mais refinados, que dispõem de comodidades como lavanderia compartilhada, coworking e até mesmo espaço gourmet para receber visitas. Por serem ambientes pequenos e funcionais, eles são fáceis de limpar, organizar e requerem pouco trabalho com manutenção. Logo, são perfeitos para pessoas que moram sozinhas e que passam muito tempo fora de casa.

Quarto e sala

Planta de apartamento tipo quarto e sala do empreendimento Studio Design 2 - Tannat.

Foto: Delman / Reprodução

Também conhecidos como “kitnets”, os apartamentos do tipo quarto e sala são muito populares entre pessoas que vivem sozinhas ou casais que estão começando a vida a dois. Também são uma excelente alternativa para quem quer viver em regiões centrais sem gastar muito com aluguel.

Diferente da planta dos apartamentos studio, que são voltadas à integração de ambientes para otimizar espaço, eles apresentam uma estrutura simples mas dividida como um apartamento tradicional.

Esse tipo de apartamento costuma contar com até 50m² e, entre seus cômodos, estão inclusos um quarto, sala, banheiro e cozinha pequena, que costuma estar integrada à área social por uma bancada, seguindo o modelo americano. Por isso, são perfeitos para quem prefere viver em uma estrutura mais tradicional sem a praticidade do espaço reduzido.


Studio Design 2 - Tannat

Perspectiva de fachada do empreendimento Studio Design 2 - Tannat. Foto: Delman / Reprodução

Um lançamento da Delman que merece a sua atenção é o Studio Design 2 - Tannat. Localizado no Stella Maris, muito próximo ao Maceió Shopping, ele dispõe tanto de apartamentos quarto e sala quanto de studios, bem como de opções maiores, com dois ou três quartos. Sendo assim, é o empreendimento perfeito para todos os tipos de família!