Alagoas

Superlotada, maternidade do HU passa por mutirão e libera 15 leitos nesta tarde

03/08/17 - 12h43

A maternidade do Hospital Universitário da Ufal, em Maceió, que amanheceu superlotada nesta quinta-feira (03), por conta da interdição de 47 leitos, deve liberar novos leitos na tarde de hoje para reduzir o problema.

Serão 15 leitos, no sexto andar do hospital, liberados após a troca dos forros, pintura e higienização de enfermarias.

Atualmente a maternidade do HU funciona no segundo e no sexto andares. Após a queda do forro, no sexto andar, só nove leitos ficaram ativos, além das vagas existentes no segundo andar.

Com a liberação de parte da maternidade, restam 32 leitos à espera de liberação, até que seja realizada a pintura e higienização do ambiente.

"No momento, no sexto andar do HU está sendo realizado dois mutirões: mutirão de limpeza nas enfermarias concluídas para garantir a liberação dos 15 leitos ainda hoje. E mutirão de pintura que deverá ser realizada nos 32 leitos. Após a pintura, teremos a etapa de higienização para efetivar a liberação dos referidos leitos, esses ainda sem previsão de liberação", disse, em nota.

O HU é referência na maternidade de alto risco, assim como a Santa Mônica, e tem recebido usuárias encaminhadas por meio do sistema de regulação. As gestantes de risco habitual (baixo risco) devem se dirigir às demais maternidades.