Nordeste

Suspeitos de incendiar ônibus são alvo de operação em Pernambuco

Folha PE | 09/09/20 - 08h38
Cortesia

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação DNA, que mira suspeitos de participação em incêndios de ônibus no final de 2019 na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Segundo a polícia, as investigações começaram em julho do ano passado. A organização criminosa ainda é suspeita dos crimes de homicídios, tráfico de drogas e roubo.

Foram expedidos 19 mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão domiciliar pela 2ª Vara Criminal da Comarca da cidade de Paulista, na RMR. Do total de mandados de prisão, 13 são para suspeitos que já estão presos. 

Adolescentes também são alvos da Operação DNA. A Vara da Infância e da Juventude de Paulista expediu dois mandados de busca e apreensão de adolescente em conflito com a lei e dois mandados de busca e apreensão domiciliar. 

Os presos e materiais apreendidos pela operação foram levados à sede do Grupo de Operação Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. 

Uma força-tarefa foi criada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) à época para investigar os incêndios a ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR. Nove ocorrências do tipo foram registradas pelas forças de segurança pública em 2019.

As investigações da operação são vinculadas à Diretoria Integrada Especializada (Diresp), sob a presidência do delegado Diego Jardim, titular da 7ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH). Ao todo 65 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães participam da execução da operação.

Mais detalhes sobre a Operação DNA serão repassados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, na sede operacional da Polícia Civil, no Recife.