Futebol

Tabela do Campeonato Alagoano 2016 é divulgada; clássico será na 6ª rodada

24/11/15 - 18h16

Primeiro Clássico das Multidões será na terceira rodada. Foto: TNH1Primeiro Clássico das Multidões será na terceira rodada. Foto: TNH1

Primeiro Clássico das Multidões será na terceira rodada. Foto: TNH1

Atualizada às 18h28

Considerando que todos os 10 clubes estarão aptos, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) divulgou na noite desta terça-feira (24) a tabela do Campeonato Alagoano de 2016. A 1ª rodada da competição acontece no dia 24 de janeiro, enquanto que a grande final está marcada para 8 de maio.

Na rodada de abertura o CRB recebe o Murici no Estádio Rei Pelé, enquanto que o CSA vai visitar o Penedense no Estádio Alfredo Leahy, caso a casa do time ribeirinho seja aprovada à tempo para a primeira rodada.

Mais três jogos também acontecem na abertura. O ASA viaja até o Sertão para enfrentar o Ipanema, no Estádio Arnon de Mello. Já o Coruripe recebe o CSE no Gérson Amaral. O outro jogo será em Boca da Mata, com o Santa Rita enfrentando o Sete de Setembro. Na segunda rodada o grande destaque vai para o duelo entre ASA e CRB, em Arapiraca. Estreando em Maceió, o CSA recebe o Ipanema.

Já o primeiro Clássico das Multidões vai acontecer no dia 21 de fevereiro, pela 6ª rodada. O primeiro mando de campo será do CSA. Já o segundo clássico será na 9ª rodada, no dia 13 de março, com o CRB tendo o mando de campo diante do CSA.

Confira os primeiros jogos do Alagoano 2016:

1ª rodada (24 janeiro, domingo):

CRB x Murici

Coruripe x CSE

Santa Rita x Sete de Setembro

Ipanema x ASA

Penedense x CSA

2ª rodada:

ASA x CRB

Sete de Setembro x Coruripe

CSA x Ipanema

Murici x Santa Rita

CSE x Penedense

Clique aqui e confira a tabela completa.

Prazo dos laudos

Segundo a FAF, os clubes devem apresentar à Federação Alagoana de Futebol até o dia 5 de janeiro os laudos referentes aos estádios indicados, nos quais, mandarão seus jogos, conforme a Portaria 124 do Ministério dos Esportes.

Registro de Atletas

Somente estarão aptos a disputar a 1ª rodada do Campeonato Alagoano 2016 os atletas que tiverem seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até o dia 21 de janeiro, ainda segundo a FAF.

Dessa forma, os contratos devem ser protocolados no Departamento de Registro e Atletas da Federação até o dia 20 de janeiro.

Regulamento

Foto: Paulo Victor Correia/TNH1

O arbitral do Campeonato Alagoano de 2016, realizado no último dia 18, definiu que os clubes jogarão a primeira fase em sistema de ida e volta, com os times do grupo A enfrentando os do grupo B, com cada time fazendo 10 jogos. Se classificam os três primeiros de cada chave, que formarão um hexagonal.

- Relembre as chaves:

Grupo A: CSA, ASA, Murici, CSE e Sete de Setembro.

Grupo B: CRB, Coruripe, Santa Rita, Ipanema e Penedense.

No hexagonal haverá apenas jogos de ida, e como cada time vai fazer cinco jogos, metade terá o benefício de jogar três em casa. Assim, segundo o regulamento, quem tiver feito melhor campanha na primeira fase levará essa vantagem no mando de campo. Do hexagonal se classificam quatro equipes para as semifinais, em que o 1º enfrenta o 4º e o 2º encara o 3º colocado do hexagonal. Quem passar vai para a final e disputará o título.

Já os eliminados da primeira fase, que serão os dois últimos de cada grupo, farão o quadrangular da permanência. Nessa briga pelo rebaixamento haverá partidas de ida e volta, totalizando seis jogos para cada time. O último e o penúltimo nesse quadrangular estarão rebaixados para a Segundona.

Clique aqui e confira o regualamento completo.

Copa do Brasil (e o terceiro colocado) e Copa do Nordeste

Alagoas tem três vagas na Copa do Brasil de 2017. Irão se classificar para este torneio o campeão e vice do Alagoano 2016, e o terceiro lugar. Como haverá sistema de mata-mata nas semifinais, os eliminados irão realizar um confronto de ida e volta em que o vencedor irá se sagrar como terceiro colocado, garantido a vaga na Copa do Brasil. Já para a Copa do Nordeste de 2017, os classificados serão o campeão e o vice.

Série D

Com exceção de CRB e ASA, que já possuem divisão nacional, o campeão alagoano de 2016 será o representante do estado na Série D de 2016 e 2017, conforme determinação da CBF para melhorar a organização e planejamento dos clubes e entidades.

Caso o campeão seja o CRB ou ASA, o vice-campeão ficará com a vaga na Série D. Caso CRB e ASA disputem a final, a vaga alagoana da Série D será dada ao terceiro colocado, que sai do confronto direto entre os eliminados nas semifinais.

Outros detalhes

A tabela e o regulamento completo da competição serão divulgados no site oficial da FAF até o dia 24 de novembro. Os clubes também terão até um dia antes do início do hexagonal para regularizar jogadores. Quanto aos laudos dos estádios, o prazo para os clubes mandarem seus jogos em casa no início do campeonato é no dia 5 de janeiro.

Certidões e a possibilidade de um clube ser excluído

ASA e CSA ainda precisam entregar certidões. Foto: TNH1

Baseado no Profut, para disputar campeonatos oficiais a partir do ano que vem os clubes precisam apresentar as Certidões relativas a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND), certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e a comprovação de pagamento dos vencimentos acertados em contratos de trabalho e dos contratos de imagem dos atletas.

O prazo nacional para entrega das certidões é 30 de novembro, caso não haja nenhuma alteração. Durante o arbitral, a FAF confirmou que os clubes serão obrigados a entregarem as certidões para não serem rebaixados. Neste caso, dos 10 clubes participantes somente o CSA, ASA, Murici e CSE ainda correm esse risco, já que não entregaram as certidões até o momento.

No mês passado o Murici anunciou verbalmente que iria desistir do campeonato porque financeiramente não seria viável pagar as suas dívidas. Porém, já anunciou que está regularizando sua situação e deve ficar apto. CSA, ASA e CSE também informaram que estão providenciando as certidões até o prazo máximo.

Possíveis mudanças no regulamento do Campeonato Alagoano

Se por ventura algum clube não entregue as certidões e for rebaixado, a FAF irá convidar um clube da Segunda Divisão que esteja apto (neste caso o único participante fora Sete de Setembro e Penedense foi o São Domingos). Caso este clube tenha as certidões, substituirá o clube excluído.

Mas se esse time da Segunda Divisão também não estiver apto, ou caso mais de um não entregue as certidões e o Alagoano 2016 tenha menos do que 10 participantes, um novo regulamento será acionado. Assim, haveria um campeonato com turno único na primeira fase, em que todos jogariam contra todos em jogos somente de ida.

Mas neste caso, o hexagonal, semifinais e final estariam mantidos. Já o quadrangular da permanência não mais existiria e seriam rebaixados os clubes que não aderiram ao Profut. Ou, se foi apenas um clube nesta situação, o lanterna da primeira fase estaria rebaixado.

Relembre: Contando com 10 clubes, FAF faz arbitral e define campeonato com dois grupos