Gente Famosa

Taís Araujo diz que tinha vergonha de se assumir como inspiração para as meninas negras

Folhapress | 21/09/19 - 20h29
Zanone Fraissat Folhapress

Com uma carreira bem-sucedida e nenhum medo de expor suas ideias, nada mais natural que Taís Araujo, 40, seja considerada hoje uma inspiração para outras mulheres, principalmente negras e mais novas. Mas a atriz conta que não foi sempre assim e admite que, quando começou a trabalhar, tinha vergonha de ocupar esse lugar. 

"As atrizes que vieram antes tinham idade para ser minhas avós, minhas mães, era algo muito distante de mim. É isso que a maturidade traz de bom: você entende que tudo bem estar nesse lugar, que não é um problema. Pelo contrário, é muito legal", afirmou durante o evento Profissionais do Ano, que ocorreu na quarta (18), em São Paulo. 

Hoje, Araujo diz entender a importância de haver artistas negros bem sucedidos servindo de referência positiva e acrescenta: essa admiração não é uma via de mão única. A própria atriz diz se inspirar com essas jovens que, nas suas palavras, estão mil anos a nossa frente em termos de pensamento. 

"Sou alimentada por essas meninas o tempo inteiro, quando as escuto falo 'ai que legal'.  Alimenta meu trabalho, minha vontade de estar no palco, a qualidade das minhas escolhas –que não cabem só a mim– e também meu pensamento como atriz e cidadã", reflete ela.

Araujo recorda uma conversa em que a atriz Jéssica Ellen, 27, falou que gerações mais novas não precisam passar pelos problemas que as anteriores tiveram: "A primeira vez que ouvi isso tomei como ofensa, hoje vejo que não precisa mesmo. Avançamos. Tomara que minha filha não tenha que passar pelo que essa geração passa agora". 

FAMÍLIA

Com dois filhos, Araujo celebrou no último dia 13 os 15 anos de relacionamento com o ator Lázaro Ramos, 40. O casal passou três dias no Chile para comemorar a data. "O mais legal foi que conseguimos dormir. Mandávamos fotos e minha filhinha falava: 'Que horas você vem pegar a gente?' Era fofo!", recorda. 

Apesar da emoção em falar dos filhos, Araujo diz que não pretende ter outros herdeiros e lamenta a falta de tempo que tem para ficar com João Vicente, 8, e Maria Antônia, 4. Um tempo esse que não deve aumentar nos próximos meses, já que ela deve ficar com a agenda ainda mais lotada entre outubro e novembro.   

A atriz será uma das protagonista da próxima novela das 21h da Globo, "Amor de Mãe", que estreia em 25 de novembro, dia do aniversário da atriz. Além disso, ela volta para a nova temporada de Popstar como apresentadora, no final de outubro. Os dois projetos deverão ser tocados em paralelo. 

Com uma porção de trabalhos no currículo, a atriz relembrou durante o evento da sua personagem Helena, da novela "Viver a Vida" (2009-2010). Ela afirma que sentiu de uma maneira muito forte as avaliações negativas que sofreu por esse trabalho, provavelmente, porque, até aquele momento, ela tinha uma carreira quase sem críticas. 

"Ali eu pensei 'Que tipo de atriz quero ser? Qual carreira quero ter?'. Hoje entendo que, por conta da minha profissão, estou exposta e que vão ter outras críticas e fases não tão boas. A diferença de dez anos atrás é que eu sei o que quero. Nem todo mundo vai gostar e nem sempre você estará em um momento inspirado".