Justiça

Teletrabalho: TJAL tem maior média de decisões por magistrado do Brasil

Presidente Tutmés Airan e corregedor Fernando Tourinho destacam média de 493 decisões por magistrado e elogiam empenho de servidores

Ascom TJ-AL | 18/04/20 - 09h24

Oitavo no ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o regime de teletrabalho com 78.345 decisões entre 16/03  e  12/04, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) assume a liderança do levantamento quando se compara o número de decisões com seus 159 magistrados. Média de 493 decisões, a maior do Brasil.

A média é superior à registrada em Tribunais como o de Santa Catarina (426), Rondônia (413) e de São Paulo (350). A liderança também se confirma em relação aos 12 Tribunais de pequeno porte. A média do TJAL supera a registrada pelos Tribunais de Rondônia (413), Mato Grosso do Sul (180), Acre (156), por exemplo. Veja relatório aqui.

Para se chegar à média de 493 decisões, a Assessoria de Planejamento e Modernização (APMP) do TJAL considerou o número de magistrados do relatório Justiça em Números 2019 (ano base 2018) e fez a comparação com o número de decisões. O desempenho do TJAL já  mereceu destaque no portal do CNJ

Esforço de magistrados e servidores

“O Tribunal está trabalhando muito durante o regime de teletrabalho. Os números demonstram isso”, afirmou o desembargador Tutmés Airan, para quem o sistema de teletrabalho poderá ser mais utilizado depois da quarentena, “mas sem descuidar do atendimento pessoal a advogados e às partes”.

Tutmés também avalia que o resultado satisfatório é consequência do “grande esforço de servidores e magistrados”, que trabalham em casa desde 16 de março para não deixar o Judiciário parar durante o período de isolamento social e para prevenir a proliferação do coronavírus em território alagoano.

Fortalecimento das áreas de Tecnologia

“Parabenizamos todos os magistrados, servidores e colaboradores pelos excelentes resultados alcançados, cujos esforços refletem a união e o compromisso de todos com a continuidade da prestação jurisdicional, em momento de dificuldades pessoais e profissionais “, afirmou o corregedor Fernando Tourinho.

Ele enalteceu ainda as medidas implementadas nas últimas gestões para desenvolver e executar ferramentas que possibilitam uma prestação jurisdicional mais célere. Destacou o fortalecimento das áreas técnicas da Diretoria de Tecnologia e da equipe de suporte do Sistema de Automação da Justiça (SAJ).