Carnaval

Tem Bacalhau do Batata! Folia em Pernambuco segue nesta quarta

Diário de Pernambuco | 26/02/20 - 09h12
Peu Ricardo/Diário de Pernambuco

Quem acha que a Quarta-feira de Cinzas foi feita para descansar não conhece o folião pernambucano. No último dia de carnaval, há programação para quem ainda aguenta a folia. Na tradicional programação, está o Bacalhau do Batata, que acontece no Alto da Sé, em Olinda, a partir das 7h30.

A troça segue pelas ruas da Cidade Alta arrastando uma multidão de foliões. Outros blocos também devem desfilar para fechar com chave de ouro a folia de Momo. O bloco foi criado em 1962 pelo garçom Isaias. Como ele trabalhava durante todo o carnaval e não podia brincar, encontrou essa forma de entrar na folia também, mesmo que no último dia.

Ainda em Olinda, nesta quarta-feira (26), haverá o show de encerramento no polo Erasto Vasconcelos, no Carmo. A festa que dá adeus à folia 2020 começa às 16h com a Bateria Cabulosa. As apresentações seguem com Maestro Forró, Afonjah com participações especiais. Também está programado um show de Bongar com Lenin. O encerramento será com show de Nação Zumbi. 

Na programação da Quarta-feira de Cinzas está também o Encontro Estadual dos Afoxés, que completa 20 anos com cortejo pelas ladeiras históricas de Olinda. A concentração será a partir das 17h em frente à Igreja do Guadalupe, no bairro do Guadalupe. Neste ano, o tradicional encontro homenageia os 100 anos da ialorixá Ifá Tinuké, matriarca que fundou o primeiro terreiro de candomblé de Pernambuco. A produção é do Afoxé Alafin Oyó em parceria com a Prefeitura de Olinda e o Governo de Pernambuco.

No Recife, os foliões podem aproveitar a quarta-feira no Mercado da Boa Vista, área central da cidade. Por lá, vão passar Orquestra 19 De Fevereiro, Carlinhos Monte Verde, Pretto Jamah, Michelle Monteiro a partir das 12h30. O polo descentralizado de Casa Amarela, na Zona Norte, também tem programação a partir das 13h, encerrando com um show da Banda Eddie, às 23h. Outro polo descentralizado que tem atrações nesta quarta é o do Ibura, Zona Sul da cidade. Duda Mel, Samara Blush e Rita Rivotril vão passar pelo palco montado na Avenida Dom Helder Câmara. 

Um dos desfiles com grande concentração de foliões na Quarta-feira de Cinzas acontece no bairro de Água Fria, na Zona Norte. O bloco Os Irresponsáveis arrasta quem ainda tem pique, a partir das 12h. Criado em 1983, o bloco terá várias atrações em trios elétricos.